Palmito para a tradicional torta capixaba já é vendido na Serra

Confira os pontos de venda e como se cadastrar, caso queira vender.

Palmito para a tradicional torta capixaba já é vendido na Serra

Texto: Grazieli Esposti - Foto: Divulgação - Sedur/PMS

A torta capixaba é uma iguaria do nosso Estado, que, na Semana Santa, é a protagonistas dos almoços, cafés, jantares nas casas de muitas pessoas. O prato, que tem como base bacalhau, mariscos e palmito, abre caminho para a venda do palmito "in natura", em diversos pontos da cidade.

A Prefeitura da Serra, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur), disponibilizou seis pontos de vendas do palmito, no período da Semana Santa. O ponto de venda localizado lado do Terminal de Laranjeiras, próximo ao Supermercado EPA, já está funcionando, durante todos os dias da semana, das 7h às 18 horas.

A partir desta quinta-feira (30), os outros cinco pontos estarão ativos. São eles: em frente ao Posto de São Benedito, em Serra Sede; na peixaria de Jacaraípe / colônia de pescadores, próximo à Praça Encontro das Águas; perto do posto de combustível Arara Azul, em José de Anchieta; na Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, em Jacaraípe; e na entrada de Nova Almeida.

São eles: ao lado do Terminal de Laranjeiras, próximo ao Supermercado EPA; em frente ao Posto de São Benedito, em Serra Sede; na peixaria de Jacaraípe / colônia de pescadores, próximo à Praça Encontro das Águas; perto do posto de combustível Arara Azul, em José de Anchieta; na Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, em Jacaraípe; e na entrada de Nova Almeida.

Mas, atenção: será permitido o máximo de três vendedores para cada espaço. Para garantir a qualidade e segurança do produto, a comercialização deverá obedecer aos critérios abaixo:

- Utensílios como facas, machetes e machados devem ser livres de ferrugem, sendo compostos de material inoxidável. Não devem possuir terra ou material em decomposição (ex.: restos de palmito);

- Considerando a exposição do produto no chão, deve haver, minimamente, lona ou estrutura de fácil higienização e sem avarias (ex.: borracha, plástico) para ter contato direto com o produto. Não é permitido manter o produto em contato direto com o chão;
- Caso existam produtos regularmente registrados em frascos sendo comercializados, não é permitido manter sob exposição direta ao sol;

- Considerando o armazenamento do palmito nos caminhões com carroceira aberta, é necessário manter cobertura com lona para evitar contato direto do produto com o sol. As mesmas orientações devem ser seguidas em caso de caminhões com carroceria fechada.

Ainda conforme a Sedur, cada vendedor deverá fazer a gestão do resíduo sólido gerado, o que inclui: organizar num ponto único, longe do produto destinado à venda. Após cada jornada de trabalho, bem como durante a geração do resíduo de beneficiamento, (ex.: aparas, cascas), é obrigatório fazer o recolhimento e acomodá-lo em ponto específico, de modo que ele não se misture aos produtos destinados à venda com resíduos.

Como se cadastrar para vender?

Caso você tenha interesse em comercializar o produto no município, o cadastro deverá ser realizado através do site da Prefeitura da Serra, no campo “Processos Digitais”, para posterior licenciamento.

“Em 2022, foram cerca de 40 vendedores cadastrados e a expectativa é que este ano o número pelo menos se mantenha.
Geralmente, os interessados se cadastram cerca de cinco dias antes da semana santa”, informou o diretor do Departamento de Fiscalização de Obras e Posturas (DFOP), Ailton Rodrigues de Siqueira.