Participe: Live vai abordar trabalho de autoras negras na literatura infantil

A transmissão tem sido feita em parceria com o canal do YouTube Educa Serra, da Secretaria Municipal da Serra

Participe: Live vai abordar trabalho de autoras negras na literatura infantil


Texto: Leonardo Quarto - Foto: Reprodução/Youtube

O Grupo de estudos e pesquisas em diversidade étnico-racial, literatura infantil e demais produtos culturais LitERÊtura apresenta na próxima quinta-feira (17), no canal Educa Serra – da Secretaria Municipal de Educação – no Youtube, a partir das 19 horas, a live “A escrita literária: autoras negras de literatura infantil”, com as profas. Dras. Nilma Lino Gomes e Lucimar Rosa Dias.

A apresentação da live é mais uma etapa do projeto de Pesquisa Aplicada “LitERÊtura: Formação em literatura infantil e juvenil com temática da cultura afro-brasileira e africana”, que está sendo realizado com apoio financeiro do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT) e conta com apoio institucional da Proex-Ufes e da Coordenação de Estudos Étnico-Raciais (CEER), além da Secretaria Municipal de Educação da Serra.

O projeto realiza lives por meio do “ÀGBÁRA ÒRÒ - Ciclo de debates sobre educação das relações étnico-raciais e literatura infantil”.

São ao todo quatro lives entre os meses de abril e julho que vem reunindo importantes debates a partir de especialistas nos temas. A transmissão tem sido feita em parceria com o canal do YouTube Educa Serra (Secretaria Municipal da Serra):https://www.youtube.com/channel/UCL3c92T--cbRermt50s_BZQ

Sobre as palestrantes:

Nilma Lino Gomes possui graduação em Pedagogia pela UFMG (1988), mestrado em Educação pela UFMG (1994), doutorado em Ciências Sociais (Antropologia Social) pela USP (2002), pós-doutorado em Sociologia pela Universidade de Coimbra - Portugal (2006) e em Educação pela UFSCAR (2017). É professora titular emérita da UFMG, Bolsista de Produtividade/CNPQ, coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Relações Raciais e Ações Afirmativas (NERA/CNPq) e docente do Programa de Pós-graduação em Educação Conhecimento e Inclusão Social da FAE/UFMG. Foi reitora pró-tempore da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) (2013-2014), ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) e do Ministério das Mulheres, Igualdade Racial, Juventude e Direitos Humanos no governo da presidenta Dilma Rousseff (2015-2016). Dentre suas obras destacam-se: A mulher negra que vi de perto (Mazza Edições); Sem perder a raiz: corpo e cabelo como símbolos da identidade negra (Autêntica Editora), Para entender o negro no Brasil de hoje, em parceria com o Prof. Dr. Kabengele Munanga (Global Editora) e o Movimento Negro Educador (Vozes).

Lucimar Rosa Dias é professora da Universidade Federal do Paraná da graduação e da Pós-Graduação na Linha de Pesquisa Diversidade, Diferença e Desigualdades na Educação. Doutora pela USP. Seu campo de atuação se relaciona aos seguintes temas: diversidade étnico-racial e infâncias negra e mulheres negras e educação. Coordena o ErêYá - Grupo de Estudos em Educação para as Relações Étnico-raciais.  É pesquisadora do OCUPP - Observatório de Culturas e Processos Políticos-Pedagógicos, do Neab/UFPR, OIIIPE - Observatório Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação e Pedagógicas e do grupo de trabalho Seminário internacional especializado: Infâncias de Gorée e autora de livros de literatura infantil de temática africana e afro-brasileira.