Pedidos de corte de árvores na Serra já podem ser realizados pelo site

Para fazer a solicitação, basta seguir os passos disponíveis no campo Serviços Digitais do site da Prefeitura

Pedidos de corte de árvores na Serra já podem ser realizados pelo site

Texto: Leonardo Quarto - Foto: Tom Paparazzy/Secom-PMS

A Prefeitura Municipal da Serra, por meio da Instrução Normativa número 006 de 18 de maio de 2021, da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, passou a disponibilizar de forma digital os requerimentos para podas e cortes de árvores em áreas públicas ou privadas da cidade.

Para fazer a solicitação, basta seguir os passos disponíveis no campo “Serviços Digitais” do site da Prefeitura. Veja: http://prefeiturasempapel.serra.es.gov.br/portal/login.aspx

De acordo com a Instrução Normativa, podas realizadas pela Secretaria de Serviços em áreas públicas não precisam de requerimentos, mas caso o munícipe deseje podar alguma árvore é necessário conseguir a autorização da Secretaria de Meio Ambiente via processo digital.

Podas em áreas particulares não precisam de anuência, mas o proprietário deve preservar a vitalidade do exemplar arbóreo ao realizar a poda.

O transporte e a destinação dos resíduos oriundos da poda são de responsabilidade do munícipe, sendo este responsável por sua destinação. O descarte em áreas verdes, córregos, nascentes e outros também é proibido. Caso a poda vá, de alguma forma, afetar a iluminação pública, a concessionária EDP deve ser acionada pelo número: 0800-721-0123.

Para realizar o corte de árvores nativas ou exóticas, mesmo que em área particular, é necessário formalizar o pedido à Secretaria de Meio Ambiente informando a quantidade de exemplares com fotos, relato de espécies e fundamentação da necessidade que motivou a intervenção.