Planalto Serrano ganha campo de futebol com mesmo sistema de irrigação do Maracanã

Texto: Eduardo Candeias - Foto: Pixabay

A Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria de Obras, inaugura nesta segunda-feira (23), o campo de futebol do bairro Planalto Serrano – Bloco B. O campo conta com um sistema de irrigação automático, que também é usado em campos de futebol como o Maracanã, no Rio de Janeiro.

O sistema de irrigação automatizada por aspersores rotores escamoteáveis é o método mais consagrado para irrigação de gramados de campos de futebol. O sistema trabalha com rotores, que permitem uma irrigação de uma área maior, além da automação, que permite um maior controle quanto aos horários de irrigação e quantidade de água liberada. Também são utilizados poço artesiano e um detector de chuva, com sistema inteligente para evitar o desperdício de água.

“A qualidade do gramado em um campo de futebol depende crucialmente de seu sistema de irrigação. Além disso, manter um campo de futebol saudável melhora a experiência e a segurança dos jogadores que o utilizam”, destaca o secretário de Obras (Seob) da Serra, Zacarias Carraretto.

Além da construção do campo de futebol, que tem cerca de 6.840 metros quadrados, a obra contempla também a construção de dois vestiários com acessibilidade. O espaço dos vestiários ocupa uma área de cerca de 77 metros quadrados e conta com banheiros para pessoas com deficiência (PCD), área de bebedouros e área para árbitros.

Os investimentos na obra somam cerca de R$ 1,1 milhão e vão beneficiar os mais de 15 mil moradores da região de Planalto Serrano.

Para o secretário da Seob, esse campo de futebol é importante para os moradores da região, pois significa uma oportunidade para estimular a prática de atividades saudáveis. “Estamos fazendo a diferença para os nossos jovens. Falar de esporte é falar de saúde, educação e inclusão social’, disse.

A entrega do novo campo de futebol será a partir das 19h, na Avenida Brasília, ao lado da Unidade de Saúde do bairro.

Mais lazer para 25 mil moradores

Em novembro, a Prefeitura da Serra já entregou dois campos de futebol society, em Vila Nova de Colares e em José de Anchieta/Cantinho do Céu. Ao todo, são cerca de 25 mil moradores que vão usufruir dos novos espaços de lazer e esporte.

Os campos seguem os padrões da Confederação 7 Society, o que o torna campos com padrões profissionais, com dimensão de 31,5 por 49 metros quadrados. Os campos contam, também, com melhor iluminação, sendo seis postes em seu entorno, bancos de reserva, novo modelo de grama sintética com manta impermeável e alambrado mais resistente.

Em Vila Nova de Colares os investimentos somam cerca de R$ 1,5 milhão e vão beneficiar mais de 17 mil moradores da região. Já em Cantinho do Céu/José de Anchieta II foi investido R$ 1,7 milhão e serão beneficiados mais de 8 mil moradores dos dois bairros.

Serviço:
Inauguração do campo de futebol de Planalto Serrano

Data: segunda-feira, 23
Horário: a partir das 19 horas
Local: Avenida Brasília, ao lado da Unidade de Saúde.