Poluição acústica é tema de capacitação promovida pelo Meio Ambiente

Capacitação foi realizada no auditório do IPS

Poluição acústica é tema de capacitação promovida pelo Meio Ambiente


Texto: Marcos Sacramento - Foto: Marcos Sacramento

Os trabalhos de fiscalização efetuados pela Prefeitura Municipal da Serra exigem atualização constante. Em vista disso, nesta quarta-feira (14), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) realizou uma palestra técnica a respeito da poluição ambiental e da legislação mais recente a respeito do assunto. 

A capacitação foi ministrada pelo engenheiro especialista em acústica e vibração Marco Aurélio Rodrigues de Paula, que executa consultorias por todo o Brasil a clientes dos mais diversos portes. 

Na ocasião, o profissional destacou a complexidade da questão sonora, que impacta diretamente no cotidiano da população e em alguns casos está por trás de conflitos que resultam até em mortes. 

Entre os tópicos abordados, estavam desde aspectos da norma que estabelece os procedimentos de medição dos níveis de pressão sonora, a NBR 10151, até informações a respeito da necessidade de manter os equipamentos de medição calibrados. 

“A maior preocupação da administração municipal é garantir a tranquilidade e a qualidade de vida da população. Para isso, é preciso ter uma equipe de fiscalização capacitada e atualizada, para garantir o efetivo cumprimento da lei”, explica o secretário de Meio Ambiente, Cláudio Denícoli. 

O evento foi uma parceria do município da Serra, por meio da Semma, com a Fenafisco (Federação Estadual do Fisco Estadual e Distrital).