População participa de plenárias para definir Lei Orçamentária Anual 2019

População participa de plenárias para definir Lei Orçamentária Anual 2019

População participa de plenárias para definir Lei Orçamentária Anual 2019


Texto: por Gabrielle Tallon

A Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria de Planejamento Estratégico (Seplae), já começou a elaborar a Lei Orçamentária Anual 2019 (LOA) e chegou a hora de os moradores darem suas contribuições.

Até o mês de agosto, serão realizadas várias plenárias para definir as prioridades entre as propostas contidas no Plano Plurianual (PPA) e as metas que deverão ser atingidas no próximo ano.

Na última semana, os moradores das regiões de Civit B e Castelândia estiveram presentes nos eventos que aconteceram nos dias 17/07 (terça-feira) e 18/07 (quarta-feira), respectivamente.

De acordo com a titular da Seplae, Patrícia Lempê, a participação dos moradores do município é de extrema importância, pois contribui para a gestão democrática da cidade. ?A população compareceu, fazendo valer o controle social em nosso município. Foi um momento também de prestação de contas acerca das obras já realizadas em cada região e esclarecimentos quanto à necessidade de refletir sobre a eficiência na aplicação dos recursos públicos?, explica a secretária.

 

Novidade: portal para envio de sugestões 

Uma novidade deste ano é que, agora, os moradores do município podem dar sua contribuição de forma rápida e fácil, por meio do site: loa2019.serra.es.gov.br. Basta preencher algumas informações pessoais, escolher os eixos e descrever as sugestões, sendo que cada pessoa pode enviar até três propostas diferentes. 

?O site facilita a participação das pessoas, que podem dar suas sugestões sem ter que sair de casa, por exemplo, pelo computador ou celular?, comenta a secretária Patrícia. 

 

Sobre a LOA 

A LOA disciplina todas as ações e projetos da gestão do município. Na Câmara Municipal, os vereadores discutem a proposta enviada pelo Executivo, dão sugestões por meio das emendas e votam o projeto. Depois de aprovado, o projeto é sancionado pelo prefeito e se transforma em Lei.

 

Serviço ? Plenárias da LOA 2019

Região de Praia III: 23/07 (segunda-feira), às 19h ? Escola Estadual Peixoto, Av. Belo Horizonte, Serramar

Região de Praia II: 25/07 (quarta-feira), às 19h ? Centro de Vivência, Cidade Continental / Setor Europa, ao lado da Escola Irmã Dulce

Região de Carapina: 27/07 (sexta-feira), às 19h ? Centro Comunitário, Eurico Salles

Região de Anchieta: 02/08 (quinta-feira), às 19h ? Centro de Vivência, José de Anchieta

Região de Civit A: 06/08 (segunda-feira), às 19h ? Auditório da Escola Iolanda Schineider, Av. Brasília, Porto Canoa 

Região de Laranjeiras: 07/08 (terça-feira), às 19h ? Centro Comunitário, Rua Copacabana, Morada de Laranjeiras, ao lado do campo 

Região de Praia I: 08/08 (quarta-feira), às 19h ? Escola Leonel Brizola, Av. Todos os Santos, Bairro das Laranjeiras

Região de Serra B: 14/08 (terça-feira), às 18h30 ? Câmara Municipal da Serram, Auditório Paulo Pereira Gomes, Serra-Centro

Região de Serra A: 16/08 (quinta-feira), às 18h30 ? Câmara Municipal da Serra, Auditório Paulo Pereira Gomes, Serra-Centroa-Centro