Prefeitura celebra Dia da Economia Solidária com apoio a associação de catadores

Entidade receberá repasse de R$ 150 mil

Texto: Fernanda Neves - Foto: Fernanda Neves/Secom

No Dia Nacional da Economia Solidária, celebrado neste 15 de dezembro, a Prefeitura da Serra reforça apoio ao desenvolvimento do setor no município. Como uma das ações voltadas para área, foi firmada a parceria da administração pública com a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis e Economia Solidária do Município da Serra, a Recuper-lixo.

A entidade, com sede em Jardim Tropical, receberá R$ 150 mil para continuar com o seu trabalho ambiental de separação e destinação dos resíduos que podem ser reciclados, assim como com o seu trabalho econômico/social de gerar emprego e renda.

O prefeito Sergio Vidigal destacou que a economia solidária está sendo uma das vertentes de criação de novas carreiras e oportunidades de trabalho.

“Passamos por reformas trabalhistas muito duras. Inclusive, quando estava lá na Câmara dos Deputados, eu fui contra as mudanças. Mas, com essa realidade posta, buscar novos meios de geração de renda para as pessoas e de riqueza para as cidades terá que passar por áreas como a da economia criativa, que traz para o mercado novas funções nas quais nossa população pode desenvolver o seu trabalho e criar as suas famílias”, explicou o gestor.

A presidente da entidade que comemorou 26 anos de existência neste ano, Maria do Carmo Cantilho Felipe, destacou também que a economia solidária acolhe uma população invisibilizada e que parcerias com a Prefeitura colaboram bastante com uma sociedade mais justa.

“Atualmente somos 15 trabalhadores diretos, mas beneficiamos 35 pessoas, entre eles pessoas que já tiveram passagem pelo sistema prisional e que estavam na luta por um emprego, mas não conseguiam por seu histórico.

A presidente também relatou como o período da pandemia de covid-19 foi devastadora para o segmento, porém vê o futuro com esperança.

“Nós tínhamos na economia solidária índios, quilombolas, agricultura familiar, cigano, entre outros empreendimentos sociais. Atualmente, não tem nada. Acabou. Passamos fome, perdemos nossas casas, ficamos sem dinheiro para o aluguel. Agora nós temos que resgatar esses segmentos e estamos vendo que a Prefeitura está se movimentando para isso. Eu só tenho a agradecer por essa visão que algo tem que ser feito”, emocionou-se.

A secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Lilian Mota, que é a área da gestão responsável pela viabilização do termo de fomento, explicou que em 2022 as associações serão capacitadas e formalizadas para os fechamentos de parcerias com o município.

“Fizemos um longo trabalho de estruturação em 2021 para poder fomentar essa área da economia e estamos vendo os resultados agora. Para o próximo ano, muito mais será feito e com prazo suficiente para que todos os projetos tenham tempo hábil para desenvolver as suas competências e ainda poderem crescer”, detalhou a secretária.