Concurso público da Serra está mantido

Prefeitura conversa com órgãos de controle para melhor decisão sobre cronograma do concurso

Concurso público da Serra está mantido

Texto: Samantha Dias - Foto: Pixabay

O concurso público da Prefeitura da Serra não foi cancelado, mas está suspenso em virtude da pandemia de coronavírus. Para garantir a continuidade do processo, mas visando, sobretudo, a segurança dos mais de 50 mil inscritos, a prefeitura fez uma consulta ao Tribunal de Contas do Espírito Santo sobre o cronograma para aplicação da prova.

A Secretaria de Administração e Recursos Humanos (Sead) informa que aguarda parecer técnico do TC sobre o cronograma e que, juntamente com a Controladoria e a Procuradoria do município, também consultou o Ministério Público do Estado.

“É importante que os inscritos tenham a tranquilidade que o concurso não foi cancelado, ele vai acontecer, mas ainda não temos uma nova data marcada pois precisamos ter cautela e entender que a pandemia não acabou”, disse o secretário de Administração, Anckimar Pratissolli.

Além disso, o secretário lembrou que mais de 50 mil pessoas de todos os estados do Brasil fizeram a inscrição e que o deslocamento delas pode ser mais difícil que o habitual, considerando as restrições deste momento pandêmico, além de poder facilitar a propagação do vírus a partir do contato de candidatos de origens diferentes.

“A prefeitura tem compromisso com todos os inscritos, preocupação com a segurança e com todas as possibilidades que possam comprometer a realização da prova. A prefeitura quer lembrar novamente de que o concurso está mantido”, afirmou Anckimar.

Vagas

O concurso da Serra oferece 1.150 vagas para 69 diferentes cargos de níveis fundamental, médio e superior.  Os salários variam de R$ 937,19 até R$ R$3.497,77, mais tíquete-alimentação de R$350, e a carga horária varia de 20 a 40 horas semanais. Para os cargos de magistério, a remuneração varia de R$2.222,02 (para quem tem licenciatura) até R$3.446,86 (para aqueles que possuem doutorado).

Os candidatos podem acompanhar informações no site do Instituto AOCP (www.institutoaocp.org.br) ou entrar em contato pelo telefone (44) 3013 - 4900 e pelo email candidato@institutoaocp.org.br.

Tira-dúvidas sobre o concurso público da Serra:

- O concurso foi cancelado?

Resposta: Não, o concurso está mantido. O que houve foi a suspensão temporária, em virtude da pandemia do novo coronavírus, e o adiamento da aplicação das provas. A prova estava marcada para acontecer no dia 5 de abril. Será marcada uma nova data.

- Quem não puder fazer o concurso na nova data, vai receber de volta o valor pago pela taxa de inscrição?

Resposta: De acordo com o item 5.9 do edital, "o valor referente ao pagamento da taxa de inscrição não será devolvido em hipótese alguma, a não ser por anulação plena deste concurso".

- Quem teve a inscrição indeferida, ainda pode recorrer?

Resposta: Não. O prazo para interposição de recurso terminou no dia 19 de março.

- Posso alterar o cargo para o qual me inscrevi no concurso?

Resposta: Em hipótese alguma, após finalizado o preenchimento do Formulário de Solicitação de Inscrição, será permitido ao candidato alterar o cargo para o qual se inscreveu, de acordo com o item 5.5 do edital.

- A prova será aplicada em quais cidades?

Resposta: A prova objetiva será aplicada na cidade de Serra, Estado do Espírito Santo, podendo ser aplicada também em cidades vizinhas.

- A prova será aplicada no domingo?

Resposta: Conforme o item 11.2.2, como houve alteração da data prevista, as provas poderão ocorrer em sábados, domingos e feriados. No entanto, ainda não há data confirmada.

- Haverá atraso na convocação dos aprovados no concurso?

Resposta: Os aprovados serão convocados de acordo com as necessidades da administração e também haverá formação de cadastro de reserva. O concurso tem prazo de validade de 02 (dois) anos a contar da data de homologação do certame, podendo ser prorrogado por igual período a critério da Prefeitura Municipal de Serra.