Prefeitura da Serra abre 3.924 novas doses de vacina contra a Covid-19

Será nesta quinta (20), às 18 horas, pelo site da prefeitura. Desse total, 1.494 serão destinadas para as nossas criancinhas

Prefeitura da Serra abre 3.924 novas doses de vacina contra a Covid-19

Texto: Deborah Hemerly - Foto: Deborah Hemerly/Secom-PMS

Vamos lá para mais um plantão da saúde: nesta quinta (20), às 18 horas, a Prefeitura da Serra vai ofertar 3.924 novas doses de vacina contra a Covid-19, pelo site da prefeitura. Há vagas para todos os públicos, doses e imunizantes.

Bora, gente! Quem participar desse agendamento, receberá o imunizante no sábado (22), segunda (24) e terça (25). Desse total de oportunidades, 1.494 serão destinadas para as nossas criancinhas, ou seja, são da Pfizer Pediátrica.

Como as crianças de cinco a 11 anos com deficiência permanente; com comorbidades; e de 9 a 11 anos em geral) agora fazem parte do grupo do “aptos a receber a vacina”, a Saúde da Serra faz um alerta, aos papais e mamães.

Neste momento, a vacinação para a criançada só acontecerá mediante agendamento, em algumas Unidades de Saúde do município. Para receber o imunizante, a criança deverá estar acompanhada por algum responsável, ou trazer a autorização por escrito. Também é necessário apresentar o cartão de vacina da criança, junto ao documento pessoal (certidão de nascimento ou documento de identidade), CPF ou Cartão Nacional de Saúde.

No sábado (22), a imunização vai acontecer, das 8 às 16 horas, na Unidade Regional de Jacaraípe e nas seguintes Unidades Básicas: Barcelona, Carapebus, São Marcos, Planalto A, Nova Almeida e Barro Branco.

Mais algumas orientações: a Pfizer Pediátrica não poderá ser administrada concomitantemente com outras vacinas. Caso a criança tenha sido vacinada recentemente, é necessário aguardar o intervalo de 15 dias, para receber a primeira dose. Por isso a importância de se apresentar o cartão de vacina. O aprazamento entre a primeira e segunda dose é de oito semanas.

Comorbidades

Diabetes mellitus, pneumopatias crônicas graves, hipertensão arterial, insuficiência cardíaca (IC), cor-pulmonale e hipertensão pulmonar, cardiopatia hipertensiva, síndromes coronarianas, valvopatias, miocardiopatias e pericardiopatias, doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas, arritmias cardíacas, cardiopatias congênitas no adulto, próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados, doença neurológica crônica, doença renal crônica, imunossuprimidos, hemoglobinopatias graves, obesidade mórbida, síndrome de down e cirrose hepática.

Outros públicos

Para aqueles que fazem parte dos outros públicos, fiquem atentos ao aprazamento:

➖ Pessoas que receberam a Comirnaty/Pfizer/Biontech até 23/11/2021;

➖ Pessoas que receberam a CoronaVac/Butantan até 25/12/2021;

Agora, o reforço:

➖ Pessoas com 60 anos de idade ou mais que receberam a segunda dose – ou a dose única – há três meses (até 24/10/2021), independente do imunizante aplicado à época;

➖ Pessoas de 18 até 59 anos, após quatro meses da última dose do esquema vacinal primário dos imunizantes AstraZeneca, CoronaVac, Janssen e Pfizer (24/09/2021);

Livre demanda

A Secretaria de Saúde da Serra informa, também, que de segunda a sexta, das 9 às 17 horas, e, no sábado, das 10 às 17 horas, a vacinação contra a Covid-19 acontece sem agendamento, no L2 do shopping Montserrat, em Colina de Laranjeiras. Há oportunidades para todos os públicos (exceto crianças), doses e imunizantes. Não esqueçam de levar documento pessoal com foto, CPF ou cartão do SUS.