Prefeitura da Serra está com uma programação voltada para a saúde do idoso

Já começa nesta terça (04), na Unidade Básica de Saúde de Taquara I

Prefeitura da Serra está com uma programação voltada para a saúde do idoso

Texto: Deborah Hemerly - Foto: PxHere

Outubro também é o mês da pessoa idosa, você sabia? No âmbito nacional, as comemorações do Dia Nacional do Idoso já começam no primeiro dia do mês. E, na Saúde da Serra, não poderia ser diferente. Concordam? Até mesmo porque o município conta com o programa de Saúde do Idoso, voltado para a atenção e o cuidado com a pessoa idosa.

Ele é desenvolvido nas Unidades de Saúde por uma equipe multidisciplinar com médicos, enfermeiros, assistentes sociais, técnicos de enfermagem, psicólogos, agentes de saúde, dentistas, professores de educação física. O monitoramento e acompanhamento dos residentes nas Instituições de Longa Permanência para a Pessoa Idosa (ILPIs) também fazem parte do cuidado com a saúde do idoso.

Na Serra, o público da Melhor Idade também está inserido no Hiperdia, programa voltado para prevenção e cuidado com a hipertensão arterial e diabetes; além do Programa de Orientação do Exercício Físico (Proef), com a prática de exercício físico supervisionado.

Para comemorar a saúde da pessoa idosa, as equipes das Unidades de Saúde estão com uma programação bem bacana. Vamos a ela?

Nesta terça-feira (04), às 14 horas, no auditório da Unidade Básica de Saúde de Taquara I, vai haver uma palestra com a temática “Idoso Diabético, Hipertenso e Sedentário”, além de massagem relaxante e ventosaterapia, em uma parceria com a Multivix/Serra.

Já, na quarta (05), por volta das 8 horas, na Unidade Básica de Saúde de Bairro de Fátima, depois da malhação, os alunos do Programa de Orientação ao Exercício Físico (Proef) vão participar de uma roda de conversa sobre alimentação na Terceira Idade. Também haverá um lanchinho saudável partilhado, com direito a sucos, chás; além de aferição de pressão arterial e glicemia.

Como estamos no Outubro Rosa, as equipes de saúde da UBS de Bairro de Fátima vão aproveitar para revisar os prontuários das participantes e verificar se as mamografias estão em dia. Caso não estejam, serão realizadas as solicitações dos exames. A temática sobre a prevenção do câncer de mama também será abordada no momento da roda de conversa.

Na quinta-feira (06), às 9 horas, haverá um workshop sobre “A Importância do Autocuidado na Terceira Idade”, na Unidade Regional de Feu Rosa, em uma parceria com a Multivix/Serra. Durante a manhã também vão rolara brincadeiras; sorteio de brindes e bingo.

Quer saber se as equipes da Unidade de Saúde perto da sua casa estão preparando alguma ação? Continue acompanhando as novidade da Prefeitura da Serra, nos nossos canais oficiais.