Associações de catadores de recicláveis vão receber recurso da prefeitura

Com a Recuper-lixo a assinatura de convênio será feita nesta quinta-feira, dia 12, às 14 horas, na sede da Prefeitura da Serra

Associações de catadores de recicláveis vão receber recurso da prefeitura

Texto: Jéssica Romanha - Foto: Divulgação

Com o objetivo de promover ações que estimulem a economia local, a economia solidária e contribuam com o meio ambiente, a Prefeitura Municipal da Serra faz parceria com a Abrasol (Associação Banco Regional Ambiental Solidário) e com a Recuper-lixo (Associação de Catadores de Materiais Recicláveis da Serra).

Com a Abrasol foi assinado um Termo de Fomento, no valor de R$ 75 mil, no mês de agosto, que irá custear aquisição de Equipamento de Proteção Individual (EPI), locação de caminhão para coleta seletiva, combustível para os veículos, treinamento em segurança do trabalho, alimentação e manutenção de equipamentos.

Com a Recuper-lixo a assinatura de convênio de repasse de recurso, no valor de R$ 150 mil, será feita nesta quinta-feira, dia 12, às 14 horas, na sede da Prefeitura da Serra.

O secretário de Desenvolvimento Econômico da Serra, José Eduardo Azevedo, destaca que essas parcerias contribuem para o fomento e ampliação das atividades econômicas, sociais, ambientais e culturais desenvolvidas pelos projetos. “Assim, buscamos iguais oportunidades de trabalho para esses profissionais, com impactos positivos na sustentabilidade do município”.

A diretora do Departamento de Economia Solidária e Apoio ao Associativismo da Serra, Rogéria Ramos, destacou que as associações têm por objetivo geral incentivar e promover a emancipação econômica e ambiental de forma sustentável dos catadores de materiais recicláveis do município.

“As associações têm um importante papel na preservação do meio ambiente, pois retiram da natureza materiais descartados pela população, que levariam anos para se decompor. Além disso, colaboram com a diminuição da extração de recursos naturais e ainda contribuem na geração de renda de forma sustentável”, finalizou.

Na ocasião, também será assinado pelo prefeito Audifax Barcelos um protocolo de intenção de repasse de recurso em 2020 para os bancos comunitários da Serra, no valor total de R$ 60 mil.