Prefeitura da Serra lança 1º sistema digital para aprovação de obras no País

Prefeitura da Serra lança 1º sistema digital para aprovação de obras no País

Texto: Maraiza Silva - Foto: Fernanda Neves/Secom-PMS

A prefeitura da Serra lançou na tarde desta terça-feira, 9, o 1º Sistema Digital para aprovação 100% on-line de projetos para a execução de obras residenciais e comerciais no município. Por meio dele, a empresa ou profissional cadastra o projeto, envia documentos e emite na hora as taxas necessárias para o licenciamento da obra.

Durante a apresentação, o prefeito da Serra, Sergio Vidigal, disse que esta é uma gestão inovadora.

“A gente retornou à prefeitura para fazer outro modelo de gestão, com foco na inovação, na tecnologia, na desburocratização e na igualdade. O sistema vai dar mais agilidade e transparência nos processos, além de facilitar a fiscalização. Esse novo modelo de gestão também vai facilitar a transição para outros prefeitos que virão”, pontuou.

Já o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Cláudio Denicoli, reforçou que o sistema é pioneiro no País.

“Somos os primeiros a lançar esse sistema. A Serra tem potencial para se tornar a maior cidade em arrecadação do Estado, e queremos tornar o processo mais fácil e ágil para atrair mais projetos habitacionais”, comentou.

A secretária municipal de Gestão e Recursos Humanos, Dayse Lemos, prevê que em dois anos todos os serviços da prefeitura passem a ser digitais. “A prefeitura vai deixar de ter tanto papel”.

O Sistema Digital foi apresentado no gabinete do prefeito da Serra, Sergio Vidigal, e contou com a presença da presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), Cris Samorini, o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado (Crea-ES), Jorge Luiz e Silva, o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Espírito Santo (Sinduscon-ES), Paulo Baraona, e o presidente da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi), Sandro Udson Carlesso, além de outros empresários do município.