Animais silvestres resgatados ganham terreno na Serra

A Prefeitura da Serra vai doar ao Ibama duas áreas que somam um total de 14.500 metros quadrados

Animais silvestres resgatados ganham terreno na Serra

Texto: Gabriela Conti - Foto: Pixabay

Cerca de 10 animais silvestres, como cobras, pássaros, corujas e papagaios, são recolhidos pela Prefeitura da Serra por semana. Esses bichos são enviados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), que fica na Área de Proteção Ambiental (Apa) da lagoa Jacuném, em Barcelona.

Para expandir a estrutura e aumentar a capacidade de atendimento do Cetas, que pertence ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a Prefeitura da Serra vai doar ao Ibama duas áreas que somam um total de 14.500 metros quadrados. Serão doadas uma área de 11.200 m² e outra de 3.300 m². O projeto de lei que autoriza a cessão do terreno será assinado pelo prefeito Audifax Barcelos nesta segunda-feira (8), às 15h.

“A Serra é o município na Grande Vitória que mais encaminha animais silvestres ao Cetas. Esses animais chegam ao local por meio de ações fiscais, entregas espontâneas ou quando são resgatados feridos. Lá, eles são identificados, avaliados e recuperados. Quando estão saudáveis, eles são devolvidos à natureza. Por isso, a importância de expandir as estruturas do local, para dar maior condições de tratamento a esses seres”, explicou o prefeito Audifax Barcelos.

Cetas

O Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) recebe animais silvestres por entrega voluntária, resgate ou oriundos de apreensão de fiscalização. Os principais grupos de animais encaminhados pela Prefeitura da Serra para o Cetas de Barcelona são Passeriformes (passarinhos), Psittaciformes (papagaios e periquitos) e Falconiformes (corujas, gaviões, falcões).

Serviço - Assinatura do projeto de lei que autoriza doação de terreno para o Ibama

Quando: Segunda-feira (8), a partir das 15h

Onde: gabinete do prefeito Audifax Barcelos