Prefeitura oferece assistência jurídica gratuita

Assistência é destinada a moradores da Serra com renda familiar mensal de até três salários mínimos

Prefeitura oferece assistência jurídica gratuita

Texto: Marcos Sacramento - Foto: Rawpixel

Os moradores da Serra que precisam de advogados podem contar com os serviços do Departamento de Assistência Judiciária Municipal (Dajum). Ligado à Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedir), o Dajum presta serviços jurídicos gratuitos relativos a Direito de Família, como processos de concessão de pensão alimentícia, divórcio e investigação de paternidade. No total, são oferecidos 24 serviços.

A assistência é destinada a moradores da Serra com renda familiar mensal de até três salários mínimos e patrimônio de até 180 salários mínimos.

Para acessar o serviço, basta fazer agendamento pela internet, por meio do link http://agendamento.serra.es.gov.br/   ou agendar pelo telefone (27) 3252-7231. Os atendimentos são realizados de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, no Pró-Cidadão, em Portal de Jacaraípe ou no Fórum de Jardim Limoeiro - neste caso, para quem já está com atendimento em aberto.

O serviço oferece também a possibilidade de abrir demandas por meio do WhatsApp, pelos números: (27) 98862-6841, (27) 99795-7445 e (27) 99864-0434.

Segue abaixo a lista detalhada dos serviços jurídicos realizados pelo Dajum:

Orientação Judiciária nos assuntos referentes a Direito de Família;

Infância e Juventude e Registro Tardio;

Ação de Alimentos;

Ação de Guarda;

Ação de Investigação de Paternidade;

Ação Negatória de Paternidade;

Ação de Reconhecimento de Paternidade;

Ação de Retificação de Registro;

Ação de Adoção;

Ação Judicial para levantamento de valores deixados por falecido;

Busca e Apreensão de Bens de Uso Pessoal;

Busca e Apreensão de menor;

Incidente de Alienação Parental;

Interdição;

Reconhecimento e Dissolução de União Estável;

Divórcio litigioso e consensual;

Execução de Alimentos;

Liberação de corpo e autorização para sepultamento;

Lavratura de óbito tardio;

Oferta de Alimentos;