Prefeitura registra recorde de resgate de animais silvestres em 2020

Em 2020, a fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente (Semma) realizou 538 resgates. Em 2019, foram 490

Prefeitura registra recorde de resgate de animais silvestres em 2020


Texto: Gabriela Conti - Foto: Everton Nunes/Secom-PMS

O ano que está terminando foi de mudanças de comportamento e hábitos tanto para humanos quanto para os animais, devido à pandemia do novo coronavírus. Na Serra, essa mudança refletiu no aumento de resgates de animais silvestres em áreas urbanas. 

Em 2020, a fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente (Semma) realizou 538 resgates. Em 2019, foram 490. 

Esse aumento já começou a ser percebido logo no primeiro semestre deste ano, quando houve um acréscimo de cerca de 40% de resgates de animais silvestres, comparado ao mesmo período de 2019. Ao todo, de janeiro a junho, foram 262 chamados para resgate. Em 2019, no mesmo período, tinham sido 185. 

Entre os animais que mais “passearam” nas áreas urbanas da cidade estão as cobras e os gambás. Mas também houve chamados para resgate de outros bichos mais "incomuns", como raposa, jacaré e bicho-preguiça. 

De acordo com a secretária de Meio Ambiente, Áurea Almeida, esse aumento da movimentação de animais silvestres em áreas urbanas teve a ver com a diminuição do trânsito de veículos e pessoas nas ruas, diante do isolamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus. 

Resgate

Os animais machucados são encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), que fica na Área de Proteção Ambiental (Apa) da lagoa Jacuném, em Barcelona. O local pertence ao Ibama. 

Lá, eles recebem cuidados veterinários, são recuperados e reintroduzidos em seu habitat natural. Quando os animais são resgatados em boas condições de saúde, eles são soltos de volta na natureza imediatamente.

Denúncias 

Os moradores que encontrarem animais silvestres devem acionar a equipe de resgate pelos telefones (27) 3291-7435 ou (27) 99951-2321. Importante ressaltar que maltratar animal silvestre é crime.