Prefeitura vai aumentar faixa de areia em Manguinhos, Jacaraípe e Nova Almeida

A Semma realizou um estudo morfodinâmico do litoral para apontar quais pontos de praia necessitam de melhorias e intervenções

Prefeitura vai aumentar faixa de areia em Manguinhos, Jacaraípe e Nova Almeida

Texto: Gabriela Conti - Foto: PMS

A Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semma), realizou um estudo morfodinâmico do litoral para apontar quais pontos de praia necessitam de melhorias e intervenções.

O estudo demonstrou que oito áreas em cinco praias necessitam de faixa de areia estendida. As praias que receberão engordamento de faixa de areia são: Manguinhos, Jacaraípe, Costa Bela, Marbela e Nova Almeida. Ao todo, será recuperada uma área de, aproximadamente, 61.368 metros quadrados.

Manguinhos, por exemplo, ganhará cerca de 15 metros de extensão de areia, totalizando uma área recuperada de, aproximadamente, 5,2 mil metros quadrados. Em Jacaraípe, onde foram identificados três pontos que necessitam de recuperação, a ampliação na faixa de areia vai variar de 10 até 42 metros, dependendo do local. Nova Almeida terá uma expansão de cerca de 10 metros de faixa de areia.

O estudo identificou, também, que onde a restinga está preservada, a erosão tem menor impacto. Por isso, além do engordamento das faixas de areia, a Prefeitura vai realizar a reconstituição da restinga.