Processos eletrônicos trazem segurança e agilidade para servidores

Apenas em setembro 5.116 processos foram autuados na prefeitura, sendo que 1.327 foram realizadas por meio digita

Processos eletrônicos trazem segurança e agilidade para servidores

Texto: Leonardo Quarto - Foto: Tom Paparazzy/Secom-PMS

Na semana em que o dia do Servidor Público é comemorado (28 de outubro), a Prefeitura da Serra tem mais motivos para celebrar. Com adesão de processos totalmente digitais em diversos setores, tanto o munícipe quanto o servidor ganham em segurança e agilidade.

De acordo com a Secretaria de Administração e Recursos Humanos, gestora do Projeto de Implantação dos Processos Digitais na Prefeitura, apenas em setembro 5.116 processos foram autuados na prefeitura, sendo que 1.327 foram realizadas por meio digital, alcançando uma marca de 26% no período. A ideia central é que em março de 2023 a Prefeitura da Serra tenha 100% dos seus processos em meio digital.

Entre os serviços disponíveis, destacamos os seguintes: Aprovação de Projetos e Licenciamento Ambiental em 2021: de março a outubro foram 1.176 autuações digitais, marca superior aos 1.010 processos abertos do mesmo assunto em 2019.

“Uma vez que o processo é despachado eletronicamente, não existe forma de alteração, ou supressão de páginas. Então, legalmente ficamos todos respaldados”, contou Rafael Guimarães, Diretor de Planejamento Urbano da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano da Serra.

Os ganhos em agilidade também foram muitos. Antes era necessário destacar um servidor só para preencher folhas de papel, numerar páginas e numerar. “Por exemplo, um processo de 20 páginas levava cerca de meia hora só para numerar. Uma vez que era necessário numerar e rubricar tudo. Hoje fazemos tudo eletronicamente”, contou Rafael.

A interação com o munícipe também melhorou muito. “Antes, para demandar o munícipe de alguma forma era necessário despachar o processo, pegar o telefone, tentar acha-lo e solicitar que ele viesse a prefeitura anexar documentos. Com o despacho eletrônico, de onde ele está ele consegue resolver essa pendência. Economizamos muito tempo”, relatou Guimarães.

Em termos de Transparência a Prefeitura também ganhou muito. Quando um relatório é feito um técnico, todos os atores ficam sabendo automaticamente, os dados são abertos. Antes, apenas os que tinham acesso ao processo físico eram notificados.

Do ponto de vista financeiro, os ganhos também são grandes: em 2019 (sem pandemia), a prefeitura emitiu um total de 1.547 Alvarás, arrecadando R$ 4.391.372,47, ao passo que após a disponibilização dos serviços em meio digital, foram emitidos, entre março e setembro de 2021, um total de 2.064 Alvarás com arrecadação de R$ 5.907.257,07.

Estes números representam melhora significativa na eficiência dos fluxos de trabalho e consequente melhora na arrecadação específica da emissão de Alvarás para Aprovação de Projetos.