Procon da Serra completa 20 anos de defesa pelos direitos dos consumidores

Nessas duas décadas, foram mais de 84 mil atendimentos

Procon da Serra completa 20 anos de defesa pelos direitos dos consumidores


Texto: Marcos Sacramento - Foto: Tom Paparazzy/Secom-PMS

No dia 17 de maio de 2021, o Procon da Serra completa 20 anos de criação. Nessas duas décadas, foram mais de 84 mil atendimentos. São 20 anos defendendo os direitos dos serranos e buscando a solução dos conflitos de consumo, mediando questões como cobranças indevidas, produtos com defeito e problemas com prestação de serviços.

A secretária de Direitos Humanos e Cidadania do município da Serra, Gracimeri Gaviorno, destaca a importância do Departamento ao longo desses anos.

“As demandas do consumidor, que é a parte mais fragilizada das relações de consumo, precisam da intermediação do poder público e, para nós, é uma alegria saber que nesses 20 anos pudemos atender a tantas pessoas, levando dignidade e cidadania às relações de consumo”, disse.

Os serviços prestados ao longo dessas duas décadas serão aperfeiçoados, como explica a diretora do Procon da Serra, Janaína Ferreira.

“Estamos empenhados na normatização dos setores, no fortalecimento do atendimento humanizado, na aproximação e no diálogo com órgãos diversos e representantes da sociedade civil", comentou.

Aos 60 anos de idade, a consumidora Terezinha Ferreira Alomba poderia simbolizar o perfil mais comum entre as pessoas que recorreram ao Procon da Serra em 2021. Desde o início do ano, foram 1.438 atendimentos, dos quais 56,7% foram destinados a pessoas do gênero feminino, e 39,72% a consumidores e consumidoras com idades entre 51 e 70 anos.

“Parabenizo o Procon pelo serviço prestado, principalmente pelo ótimo atendimento. Sempre que precisei, fui muito bem acolhida e tive bons resultados”, afirmou Terezinha, que procurou o Procon da Serra para resolver um caso de cobrança indevida. 

Para lembrar os 20 anos de criação do Procon, serão distribuídos, aos consumidores com atendimento agendado na segunda-feira (17), kits educativos, compostos por cartilhas, materiais orientativos e um exemplar do Código de Defesa do Consumidor.

Funcionamento
O Procon da Serra funciona das 8 às 17 horas e está situado no Pró-cidadão, na avenida Talma Rodrigues Ribeiro, 5.416, Portal de Jacaraípe.

Para contribuir com o distanciamento social necessário devido à pandemia do coronavírus, o Procon da Serra está atendendo ao público por meio de agendamento pela internet, que deve ser feito no link http://agendamento.serra.es.gov.br/.

Em caso de dúvidas, o munícipe pode ligar para o telefone (27) 3252-7243. Denúncias podem ser feitas pelo número (27) 3252-7242.