Procon recebe denúncias e vai fiscalizar preço de álcool e máscaras

Os atendimentos presenciais ao público no Procon da Serra estão suspensos até o dia 31 de março

Procon recebe denúncias e vai fiscalizar preço de álcool e máscaras


Texto: Samantha Dias - Foto: Everton Nunes/Secom-PMS

A grande procura por álcool e máscaras nas farmácias e supermercados está acabando com os estoques dos estabelecimentos e, onde ainda é possível encontrá-los, alguns consumidores estão relatando aumento de preços. Para verificar essas situações, a fiscalização do Procon da Serra vai atuar de forma intensificada.

A fiscalização vai acontecer a partir de denúncias. “O consumidor que achar que o estabelecimento está adotando preços abusivos ou que se sentir lesado de qualquer forma pode procurar o Procon da Serra. Os fiscais vão aos locais de venda para verificação”, disse a diretora do Procon da Serra, Nívia Passos.

Nívia esclarece que os locais denunciados terão de apresentar as notas fiscais, com informações dos valores de compra e venda desses produtos. “São muitas as variáveis que são consideradas para se chegar ao preço de um produto, o valor do frete, por exemplo, é um deles. Tudo isso será analisado. Se for comprovado que o estabelecimento está cobrando um valor incoerente, o estabelecimento poderá ser notificado e multado”, afirmou.

Neste momento, as denúncias serão recebidas apenas de forma virtual, por email e telefone. Os consumidores podem entrar em contato com o órgão através dos emails procon@serra.es.gov.br / fiscalizacao.procon@serra.es.gov.br, e pelos telefones 3252-7243/ 3252-7242 / 3252-7295 / 3252-7298.

Atendimento ao público 

Os atendimentos presenciais ao público no Procon da Serra estão suspensos até o dia 31 de março, de acordo com portaria publicada pela Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedir). A medida considera a necessidade de reduzir os riscos de contágio do coronavírus, evitando locais com aglomeração e circulação de pessoas.

Os consumidores que precisarem de orientação e tirar dúvidas neste período podem entrar em contato com o Procon nos emails e telefones citados acima.

As audiências marcadas até o dia 31 serão remarcadas pelo cartório do Procon, e as partes serão notificadas da remarcação.