Procon Serra de olho na propaganda enganosa na Black Friday

Equipes da fiscalização do Procon Serra estarão nas ruas para orientar os comerciantes

Procon Serra de olho na propaganda enganosa na Black Friday


Texto: Marcos Sacramento - Foto: Tom Paparazzy/Secom

Neste mês de novembro é realizada a Black Friday, data em acontecem diversas promoções no comércio e em empresas de prestação de serviços. Para conscientizar os comerciantes e prevenir problemas como publicidade enganosa e abusiva, o Procon Serra vai iniciar na manhã desta quarta-feira (03), a partir das 9 horas, na região de Laranjeiras, uma série de abordagens a estabelecimentos comerciais. 

Durante as ações, as equipes da fiscalização do Procon Serra vão orientar os comerciantes a respeito da lei estadual 11.377/2021, que obriga os estabelecimentos comerciais com produtos em promoção a anunciarem junto ao preço o valor das mercadorias praticado antes da vigência da promoção. 

No documento de notificação recomendatória que será entregue, constam a cópia da lei 11.377/2021 e orientações quanto à exposição correta das informações referentes ao produto, condições de pagamento e a disponibilidade de uma placa com o número de telefone do Procon e de um exemplar do Código de Defesa do Consumidor para consulta dos clientes. 

“A Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania atua para desenvolver os objetivos da ODS 12, da ONU, que fala sobre a busca pelo consumo e produção responsáveis, nas quais estão inseridas a prevenção e fiscalização de publicidade enganosa e ações que prejudicam o consumidor”, destaca a diretora do Procon Serra, Janaína Ferreira.

Black Friday

Realizada na última sexta-feira de novembro, a Black Friday é uma tradição iniciada nos Estados Unidos que se espalhou pelo mundo. Na data, são realizadas diversas promoções, com descontos em lojas físicas e virtuais. Neste ano, a Black Friday acontece no dia 26. 

Diferença entre publicidade enganosa e publicidade abusiva

Publicidade enganosa é aquela com informações falsas, seja inteira ou parcialmente, que possam induzir o consumidor ao erro. As informações podem ser quanto às características, qualidade, propriedade, preço, forma de pagamento ou qualquer outro dado referente ao produto. 

A publicidade é abusiva quando incita a violência, explora medo ou superstição. Também é considerada abusiva a publicidade que se aproveita da ausência de julgamento de crianças e induz o consumidor a se comportar de forma prejudicial à sua saúde ou segurança.