Veja dicas para cuidar da saúde mental durante o isolamento

A prefeitura listou algumas medidas positivas que você pode fazer em casa, e que podem evitar o surgimento de doenças como depressão e ansiedade

Veja dicas para cuidar da saúde mental durante o isolamento

Texto: Munik Vieira - Foto: Everton Nunes/Secom PMS

Durante este período de quarentena, cuidar da saúde mental tem sido um desafio para muitas pessoas. Por isso, a Prefeitura da Serra, por meio do Programa de Orientação ao Exercício Físico (Proef), da Secretaria Municipal de Saúde (Sesa), listou algumas medidas positivas que você pode fazer em casa, e que podem evitar o surgimento de doenças como depressão e ansiedade.

De acordo com o professor de educação física do Proef, Oscar Figueiredo, manter a qualidade dos pensamentos é fundamental para não adoecer. É necessário manter a mente ativa priorizando atividades que você normalmente faz, cultivando a rotina dentro de casa. Além disso, você também pode aproveitar os momentos livres para criar novos projetos. Confira abaixo as dicas.

Cultive as plantas
Se você gosta de plantas, talvez este seja o momento de preservá-las ainda mais. Não importa se você mora em casa ou apartamento, você pode fazer a poda, replantá-las ou cultivar novas mudas. O tempo com as plantas é muito positivo para a sua saúde mental.

Se exercite
Se você gosta de dançar, este momento de quarentena também é uma boa oportunidade. Chegue o sofá para o canto e tire as cadeiras. Dançar faz bem! Mas uma dica importante: se puder, utilize fones de ouvido, pois a vizinhança pode não ter o mesmo gosto musical que você.

Estude com seus filhos
Se você não tinha o hábito de ajudar o filho nas lições de casa, e se for o seu caso, esta também é uma boa oportunidade. É tempo de reciclar, compartilhar conhecimento e ajudar os seus pequenos.

Consuma informação com responsabilidade
Separe, pelo menos, uma hora por dia para se desligar do que está acontecendo no mundo. E cuidado com as fake news.

Dê uma pausa e respire fundo
Você pode aproveitar que está em casa e fazer uma respiração diferente para o seu organismo. Sente-se de uma forma confortável e respire bem fundo. Isso vai oxigenar o seu sistema de uma forma diferente, aliviando o pico de estresse.

Oriente sua família
Para finalizar, você pode aproveitar o momento para valorizar a sua família. Faça vídeo-chamadas com parentes distantes, converse e oriente seus pais e avós sobre a importância de ficar em casa nessa quarentena, afinal de contas, uma família saudável gera uma população saudável.