Projeto de pesquisa vai atuar no combate à obesidade infantil na Serra

Projeto de pesquisa vai atuar no combate à obesidade infantil na Serra

Texto: Franciani Bernardes - Foto: Rawpixel.com/Freepik

Vários estudos têm demonstrado que a obesidade está fortemente associada a um maior risco de doenças cardiovasculares, hipertensão arterial, câncer, apneia do sono e diabetes, entre outras.

Além disso, a obesidade tem sido um dos maiores fatores de risco para o agravamento da Covid-19 e isso independe da idade ou da existência de comorbidades como diabetes, hipertensão, doença cardíaca ou pulmonar.

O impacto da obesidade tem se refletido numa crescente e desafiadora demanda de assistência à saúde em diferentes níveis de complexidade. sendo necessário incorporar ações de promoção da saúde, focadas na prevenção da obesidade infantil, no âmbito da atenção primária.

Diante dessa questão,  o projeto de pesquisa “Prevenção da obesidade infantil na atenção primária em saúde: um ensaio comunitário na região metropolitana de Vitória/ES”, será desenvolvido junto às famílias com crianças de 7 a 10 anos, cadastradas nas Unidades de Saúde da Família dos municípios da Serra, Vitória, Vila Velha e Cariacica.

O objetivo principal da proposta é o de avaliar o impacto de uma abordagem multidisciplinar na prevenção da obesidade infantil.

O trabalho é coordenado pela Profª Maria del Carmen Bisi Molina (Ufes), e conta com a participação de pesquisadores de diferentes áreas da Ufes, Ufop e Estácio de Sá, além de profissionais de saúde dos quatro municípios.

O lançamento do projeto acontecerá na próxima semana, na quinta-feira, 22, e na sexta-feira, 23 de abril.

Para conhecer a pesquisa e participar do encontro virtual, acesse o Link
http://meet.google.com/fsq-snrz-rhn, nas datas e horários indicados a seguir:

22/04/21 às 14h30
23/04/21 às 10h30