Prontuário digital: Prefeitura da Serra avança nos investimentos em tecnologia na Saúde

Munícipes e equipes de saúde do Ambulatório Municipal de Especialidades (Ames), em Jardim Limoeiro, e do Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPS I), em Morada de Laranjeiras, já contam com o serviço.

Prontuário digital: Prefeitura da Serra avança nos investimentos em tecnologia na Saúde


Texto: Deborah Hemerly - Foto: Deborah Hemerly/Secom-PMS

Atendimento mais rápido. Prestação do serviço e a atenção à saúde, tanto na esfera primária quanto na secundária, otimizado. Consulta, retorno, encaminhamento e solicitação de exames e cirurgias, navegam na onda digital, e sem direito à dispersão, na Prefeitura da Serra.

Essa é a nova cara do Ambulatório Municipal de Especialidades (Ames), em Jardim Limoeiro, e do Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPS I), em Morada de Laranjeiras, que, a partir deste mês de outubro, contam com o prontuário digital. É a Prefeitura da Serra investindo forte na tecnologia, que possibilita a integração entre os atendimentos realizados nas atenções primária e secundária.

Uma realidade que está sendo superbem recebida pelo morador serrano. Quem afirma é o ortopedista João Batista Cardoso, um dos especialistas que atuam no Ames, que arremata.

“Quando o paciente tem a certeza de que todo o histórico médico dele está ali, guardado no prontuário digital, ele só agradece! A modernidade otimizou nosso trabalho, possibilitando um diagnóstico mais preciso. No prontuário eletrônico, temos todo o histórico do munícipe, que começa na Unidade de Saúde mais próxima da casa dele”.

O também ortopedista Ernani Santos Campinhos Neto conta um pouquinho mais sobre a novidade oferecida pela Saúde da Serra, tanto para o munícipe quanto para a equipe de saúde.

“O prontuário eletrônico traz todas as informações de histórico de consulta, cirurgias, encaminhamentos, exames laboratoriais, exames de imagem. Nós, como médicos, nos sentimos muito mais seguros em ter essas informações nas nossas mãos. Muitas das vezes, antes da informatização, os pacientes perdiam os exames, as receitas, os encaminhamentos. Agora, com a informatização, o profissional da saúde tem o resultado ali, registrado. Só temos que agradecer à gestão, que realmente tirou do papel essa informatização e trouxe aqui pra gente, funcionando”, ressalta.

A implantação e, nos próximos meses, a expansão do prontuário digital para os outros serviços é resultado de um trabalho integrado da Saúde da Serra, sobretudo da equipe de TI.