Redução de Homicídios dolosos de mulheres marca o ano na Serra

A redução do município de Serra foi inclusive superior à verificada na Região Metropolitana da Grande Vitória

Redução de Homicídios dolosos de mulheres marca o ano na Serra


Texto: Leonardo Quarto - Foto: Tom Paparazzy/Secom-PMS

Esforços concentrados de áreas segurança, assistência social e políticas públicas para mulheres resultaram na queda de 42,9% do número de homicídio doloso de mulheres entre 2020 e 2021. Em termos absolutos foram oito homicídios de mulheres a menos que 2021.

A redução de Serra foi superior à da RMGV que no mesmo período foi de 34,8%.

A Serra vem apresentando uma expressiva redução no número de homicídios dolosos no ano de 2021 graças à competência e aos esforços das diferentes instâncias administrativas que vêm trabalhando de maneira conjunta nas áreas de segurança e desenvolvimento social.

Para o secretário de Segurança da Serra, Fabrício Dutra, este resultado aponta que o caminho a ser trilhado está correto. “Trabalhando em conjunto com as forças estaduais e federais, além de manter a vigilância constante do nosso município, conseguimos entregar ao cidadão serrano bons resultados”, declarou.

A secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Gracimeri Gaviorno, reforçou que o investimento em desenvolvimento social é vital para reverter este triste quadro. 

"Estamos investindo em políticas públicas para as mulheres, inclusive com capacitação tanto em empreendedorismo quanto em outros cursos para que possam assumir postos de trabalho nas indústrias serranas. Aumentando a autonomia da mulher conseguimos diminuir a vulnerabilidade deste público. 
Além disso, estamos com o programa Empenhados pela Paz que é uma sensibilização do público masculino para que recebam capacitação e sejam formadores de opinião junto a outros homens para diminuir a violência contra a mulher", declarou.

Fonte: SESP (2021) e Observatório de Segurança Pública e Informações Estratégicas (OSPIE-SEDES, 2021).