10 sinais de que você está em um relacionamento abusivo

O abuso é um tipo de violência silenciosa, ou seja, que não deixa marcas visíveis, por isso é mais difícil de ser identificado

10 sinais de que você está em um relacionamento abusivo


Texto: Djeisan Maria - Foto: Pixabay

O companheiro não bate na mulher, mas não a deixa cortar os próprios cabelos porque não gosta deles curtos. Ele não agride, mas fala para os amigos que a mulher é louca e histérica. Esses são alguns dos dez sinais clássicos de um relacionamento abusivo, situação que muitas mulheres enfrentam sem se dar conta do que estão sofrendo.

O abuso é um tipo de violência silenciosa, ou seja, que não deixa marcas visíveis, por isso é mais difícil de ser identificado. Já a violência doméstica é qualquer ação que cause morte, lesão, sofrimento físico ou psicológico e dano moral ou patrimonial. Vale lembrar que a culpa é sempre do agressor.

Dados da ONU revelam que três a cada cinco mulheres sofreram, sofrem ou sofrerão violência ou abuso em um relacionamento afetivo. “Essa é uma demanda de toda a sociedade, precisamos falar sobre a agressão às mulheres. O comportamento abusivo é, muitas vezes, naturalizado nas famílias porque a mãe ou a tia passaram por isso”, comenta a secretária de Políticas Públicas para as Mulheres da Serra, Luciana Malini.

Ela pontua que se o relacionamento está causando algum tipo de sofrimento, seja emocional, físico ou social, a mulher deve procurar ajuda. “Temos uma equipe treinada para atender, acolher e ajudar a pessoa a superar essa situação”, esclarece.

A Seppom oferta orientação e atendimento às mulheres em situação de violência doméstica, familiar e sexual; atendimento psicossocial, de serviço social e jurídico; grupo de mulheres, entre outros serviços.

Confira algumas atitudes que podem indicar um relacionamento abusivo:

  1. É comum a pessoa fazer você pensar que não entende nada ou que está sempre errada.
  2. Quando você não concorda, ouve coisas como "você é louca", "isso é coisa da sua cabeça" ou "você está fazendo drama à toa”.
  3. O companheiro se acha no direito de controlar a sua vida e as suas escolhas.
  4. Você faz coisas contra a sua vontade por medo de como ele pode reagir.
  5. Apesar de sofrer violência física profunda, você costuma ter hematomas causados por uso da força física "para te acalmar".
  6. Você costuma ouvir frases do tipo: "ninguém nunca vai te amar, te aceitar ou te querer, além de mim".
  7. Ele não reage bem às suas conquistas e às coisas boas que acontecem na sua vida.
  8. Não gosta que você fale com outras pessoas ou tenta fazê-la acreditar que a única opinião que você deve ouvir é a dele.
  9. Faz você sentir que a culpa por ele ser agressivo ou ameaçador é sua.
  10. Não te agride fisicamente, mas desconta a agressividade batendo em mesas, portas e outros objetos.