Renovação de Alvará de Obras de processos físicos disponível on-line

Renovação de Alvará de Obras de processos físicos disponível on-line

Texto: Leonardo Quarto - Foto: Tom Paparazzy/Secom-PMS

A Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, caminha para digitalizar todo trâmite de documentos do município. A partir desta semana já é possível solicitar renovação de Alvarás de Obras de processos físicos (antigos), por meio do processo eletrônico.

Até esta semana era necessário enviar e-mail, fazer contatos telefônicos ou vir a prefeitura para obter esta renovação. Agora, já é possível pelo site do munícipio, fazer esta solicitação no link, (é necessário fazer um cadastro prévio), Renovação de Alvará de Processo Físico. A medida acelera a tramitação dos documentos e evita deslocamentos até a sede da prefeitura.

Para fazer a solicitação, basta informar o número do processo físico, anexar o projeto aprovado (carimbado), o último alvará emitido e a Certidão Negativa do Imóvel.

A prefeitura da Serra dispõe de um sistema eletrônico para atender a todas as secretarias. No âmbito da Semma, há o licenciamento ambiental de obras totalmente digital. As respostas para os processos eletrônicos são concedidas com uma média de três dias úteis. Esse serviço é pioneiro no Brasil.

Outros processos já digitalizados: Aprovação de Projetos com licenciamento ambiental, Regularização de Edificações, solicitação de Certidão de Endereço Oficial e de Consulta ao Plano Diretor Municipal, o que permite que a abertura e toda movimentação seja feita diretamente pelo site da prefeitura.

O sistema de processos eletrônicos faz parte e um grande projeto de transformação digital, coordenado pela Secretaria de Administração e Recursos Humanos (Sead) estabelecido nas diretrizes da gestão.