Reunião integrada trata de acolhida a refugiados venezuelanos

Ações envolveram as secretarias de Assistência Social, Direitos Humanos, Educação e Saúde da Serra

Reunião integrada trata de acolhida a refugiados venezuelanos

Texto: Rodrigo Da Costha - Foto: Reprodução/Internet

Na tarde desta sexta-feira (18), aconteceu uma reunião integrada com as secretarias de Assistência Social, Direitos Humanos, Educação e Saúde da Serra a fim de tratar do acolhimento de refugiados venezuelanos. O grupo da etnia Warao, teve o primeiro contato com equipe de abordagem social e foi encaminhado para o Centro de Convivência da Serra, na noite de quarta-feira (16).

A secretária de Assistência Social, Lilian Mota conta como foi o trabalho de acolhimento e como está sendo tratado o grupo e suas tradições.

“O grupo é composto de 40 pessoas, sendo 26 crianças e adolescentes, que são um grupo migrantes. Parte deste grupo esteve em Guarapari, enquanto outra parte passou por Cariacica. Houve atendimento de saúde, incluindo um médico venezuelano na equipe. Foram realizados exames de sangue, incluindo testes rápidos de glicose, IST/HIV, Covid-19 e pré-natal para as mulheres grávidas, além de consultas para as crianças. Eles serão encaminhados para outro Centro de Convivência, em respeito às suas tradições", comentou.

A secretária de Direitos Humanos da Serra, Gracimeri Gaviorno, citou a responsabilidade do poder público em prover aos refugiados as condições de subsistência mais adequadas às suas culturas e costumes.

“É de responsabilidade do poder público definir a Política Pública da pessoa em trânsito e migratória. Nessa lógica, é importante promover a independência do grupo, de forma que eles possam garantir a sua subsistência. Para tanto, será articulado com instituições sociais para promover um diálogo com o grupo, bem como mediar a interação para a possibilidade de aluguel social", afirmou.

A Defensoria Pública da União se colocou à disposição para auxiliar na articulação do Webinar com intuito de capacitar as equipes de servidores e as comunidades sobre os povos Warao agora presentes na Serra.