Revista para população consultar obras feitas em 20 anos

Revista para população consultar obras feitas em 20 anos

Texto: Samantha Dias - Foto: Everton Nunes/Secom-PMS

A Serra está comemorando os 20 anos de implantação do Orçamento Participativo (OP) no município e a prefeitura, em parceria com a Assembleia Municipal do Orçamento (AMO), lançou uma revista que reúne informações de todas as obras e equipamentos escolhidos pela população e entregues nesse período. A revista “Serra: construindo uma nova cidade juntos” já está disponível de forma online para consulta da população. Veja o material clicando aqui.

Os moradores poderão conferir as informações de todas as obras escolhidas no Orçamento Participativo, divididas por regiões, as que já foram realizadas e também aquelas que estão em execução. Foram 1.801 obras eleitas e 1.565 concluídas, o que representa mais de R$ 1 bilhão de investimentos.

A revista traz um compilado histórico do OP na cidade, de acordo com a secretária de Planejamento Estratégico (Seplae), Lauriete Caneva. “Esse material vai servir para pesquisa e acompanhamento por parte da população”.

Quem acessar o link acima vai ficar sabendo que a Prefeitura da Serra entregou, por exemplo, escolas em Central Carapina, Hélio Ferraz/Bairro de Fátima, Feu Rosa/Vila Nova de Colares, Barcelona, Parque Jacaraípe; creches em Jardim Tropical, Jardim Carapina, Feu Rosa, Colina de Laranjeiras e Balneário de Carapebus, unidades de saúde em Central Carapina, Manoel Plaza, Eldorado; ginásio poliesportivo em Jardim Limoeiro; biblioteca em Valparaíso; Centros de Vivência em Portal de Jacaraípe e São Patrício; equipou a unidade de saúde de Nova Almeida; entre outras coisas.

“A Serra foi uma das pioneiras em Orçamento Participativo no estado, uma experiência exitosa que une a gestão pública com a participação popular, e que serve como inspiração para outros municípios. Para construirmos uma cidade cada vez melhor é fundamental permitir que a população participe e ouvir suas demandas”, disse o prefeito da Serra, Audifax Barcelos.

“O Orçamento Participativo é um instrumento de democratização e um orientador para as tomadas de decisão da gestão pública. Ele permite que a sociedade se aproprie dos instrumentos decisórios de gestão, e também traz mais transparência na administração pública, ao permitir que o governo seja monitorado e avaliado por seus atos”, completou Lauriete.

O lançamento oficial da revista comemorativa aconteceu no dia 24 de julho. Foram distribuídos exemplares para as associações de moradores.

Como as obras foram escolhidas?

Todos os anos, as comunidades se organizam em plenárias de bairro e decidem quais obras, melhorias e serviços gostariam que fosse feitas em cada bairro, uma vez que os recursos públicos são limitados e não é possível atender a todas as demandas. Depois, são realizadas as plenárias regionais, onde, dentre as sugestões dos bairros, são escolhidas as prioritárias, que serão executadas pela administração municipal.