Roteiro para comemorar o Dia da Cultura Serrana

Em Serra-Sede é possível conhecer várias tradições da cidade

Roteiro para comemorar o Dia da Cultura Serrana

Texto: Gabrielle Tallon - Foto: Everton Nunes/Secom-PMS

Neste sábado, três de agosto, é o Dia da Cultura Serrana. A data, instituída por Lei, tem o objetivo de relembrar as tradições do município como o Congo, os monumentos da Insurreição do Queimado, entre outros atrativos que marcaram a história da cidade.

E para comemorar a data, que tal conferir um roteiro cheio de atrações culturais e históricas? Reduto da cultura serrana, Serra-Sede é repleta de opções para quem deseja conhecer de perto as tradições do município.

No Centro da Serra está localizada a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, construída em 1769. Em seus jardins é fincado o Mastro, símbolo máximo da festa do Ciclo Folclórico e Religioso de São Benedito, realizada há mais de 160 anos, no dia 26 de dezembro.

Bem próximos da Igreja estão a Estátua do líder negro Chico Prego, o Museu Histórico da Serra e o espaço multicultural Casa do Congo Mestre Antônio Rosa, que expõem objetos relacionados à história e à identidade local.

Confira o roteiro das principais atrações culturais e históricas de Serra-Sede:

• Casa do Congo Mestre Antônio Rosa

Inaugurada em 2000, a Casa do Congo tem em seu acervo fotografias, peças de artesanato e outros elementos da cultura popular.

Endereço: Rua Cassiano Castelo, 22, Praça João Miguel, Serra-Sede

Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 7 às 17h

• Oficina de instrumentos de congo da ABC

Principal manifestação da cultura capixaba, o congo se mantém vivo por meio da transmissão, entre as gerações, dos ritmos, músicas e danças tradicionais. Em Serra-Sede encontra-se a Associação das Bandas de Congo da Serra (ABC), uma das principais entidades de proteção e preservação do patrimônio cultural capixaba.

Site: www.abcserra.org.br

Endereço: Av. Getúlio Vargas, 100, Centro

• Biblioteca Pública Municipal Belmiro Geraldo Castello

Fundada em 25 de outubro de 1967, a biblioteca possui, atualmente, um acervo de 16 mil livros e comemorou recentemente, em 2017, seus 50 anos de atividade.

Telefone: 3251-5871

Endereço: Rua Cassiano Castello, 22, Centro

Funcionamento: das 8 às 17h

• Igreja Nossa Senhora da Conceição

Primeiro templo religioso do município, fundado no ano de 1556. Sua arquitetura atual foi concluída em 1769. Seu interior possui pinturas de autoria do artista Walter Francisco de Assis, considerado o maior pintor serrano de todos os tempos.

Endereço: Praça Barbosa Leão, s/nº, Serra-Sede

Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 12h20 e das 14 às 17h; aos sábados, das 8 às 11h

• Estátua de Chico Prego

Localizada na Praça Almirante Tamandaré, em Serra-Sede, a obra é uma homenagem ao líder da Insurreição do Queimado, revolta de escravos ocorrida no ano de 1849. A estátua, com cerca de 3 metros de altura, está próxima ao local de enforcamento de Chico Prego. Foi construída pelo artista Tute, com recursos oriundos da lei de incentivo cultural da Serra.

• Museu Histórico da Serra

O Museu Histórico da Serra ocupa uma das construções mais antigas da Serra-Sede, o casarão da família Castello. Inaugurado em 2007, possui em seu acervo bens móveis, documentos e obras de arte. O casarão é um dos poucos remanescentes da arquitetura do século XIX.

Endereço: Rua Cassiano Castelo, nº 22, Serra-Sede

Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h