Sábado de atenção à saúde na Serra

Sábado de atenção à saúde na Serra

Texto: Deborah Hemerly - Foto: Jansen Lube/Acervo-PMS

O sábado na Serra foi voltado a atenção à saúde. As equipes da Secretaria de Saúde abriram várias frentes de trabalho, com foco na prevenção e controle da pandemia da Covid-19. Teve ação de testagem; vacinação em shopping, praia e em Unidades de Saúde; além de abordagem de orientação sobre a necessidade de se respeitar os protocolos sanitários. A população respondeu ao chamamento.

Das 9 às 16 horas, as seis Unidades Regionais de Saúde (URS), localizadas em Boa Vista, Feu Rosa, Jacaraípe, Novo Horizonte, Serra Dourada e Serra Sede, abriram suas portas em ações de testagem rápida e vacinação. A testagem foi livre demanda. Devido à grande procura, foi necessária a distribuição de senhas, para organizar o serviço de acordo com a capacidade instalada em cada local.

Em cinco das seis URS foram realizados 508 testes. Desse total, 208 deram positivos e, 300, negativos. Os pacientes positivados receberam atendimento médico, na própria unidade. Em algumas URS, por exemplo, os casos positivos superaram os negativos. Serra Dourada foi uma delas: dos 84 testes rápidos realizados, 49 deram positivos para a doença, contra 35 negativos. Em Serra Sede, também. Dos 70 antígenos realizados, 45 deram resultado positivo. Os negativos foram 35.

Tanto nesses locais, quanto na Unidade Básica de Nova Almeida, a imunização foi realizada nas pessoas que participaram do agendamento on-line na quinta (13). A vacinação contra o novo coronavírus também aconteceu em diversos outros pontos da cidade.

A Saúde da Serra organizou duas ações extramuros de livre demanda. Uma foi no shopping Montserrat, em Colina de Laranjeiras. No local, das 10 às 17 horas, foram aplicadas 1.252 doses de vacinas contra a Covid-19. Havia oportunidades para todos os públicos (exceto crianças), doses e imunizantes.

Na Praia do Barrote, em Jacaraípe, também teve vacinação sem agendamento! Foram 120 doses aplicadas, em um contêiner instalado no local.  Ainda em Jacaraípe, só que na Unidade Regional do bairro, foram aplicadas 859 vacinas contra o novo coronavírus.

No total, foram mais de quatro mil doses aplicadas em todo o município.

A equipe de fiscalização da Vigilância Sanitária, acompanhada pelos agentes do Departamento de Operações de Trânsito (DOT) abordaram mais de 350 pessoas, em Manguinhos e Praia de Carapebus, em mais uma blitz da campanha “Trânsito, Espaço Legal”.

Além das orientações sobre o estacionamento adequado e a conscientização quanto ao uso de bebida alcoólica por condutores de veículos, os moradores e turistas foram alertados sobre a importância do uso da máscara cobrindo nariz e boca, do distanciamento social, além e outras medidas sanitárias contra a Covid-19.