Saiba como escolher melhorias para o seu bairro a partir desta segunda (17)

A população poderá apontar as prioridades do Orçamento Participativo

Saiba como escolher melhorias para o seu bairro a partir desta segunda (17)

Texto: Djeisan Maria - Foto: Secom-PMS

Quer uma vaga em escola de tempo integral ou internet gratuita na praça do seu bairro? A oportunidade é agora. A Prefeitura da Serra está realizando uma consulta pública, a partir desta segunda-feira (17), para que os moradores do município possam apontar quais ações o cidadão considera como prioritárias em cada região.

Para participar, basta o morador acessar o site: http://planeja.serra.es.gov.br/ e começar a opinar sobre como deseja aplicar o Orçamento Participativo (OP) 2022. Para validar as sugestões, o cidadão deve fazer o cadastro com seus dados.

São disponibilizadas diferentes áreas, dentro das quais o munícipe pode escolher até três ações. São elas: saúde, educação, assistência, empreendedorismo, segurança e infraestrutura. Ainda há um espaço para se fazer outras sugestões.

As sugestões podem ser feitas até o dia 04 de fevereiro. A próxima etapa do OP será uma análise técnica, realizada pela equipe do Núcleo de Acompanhamento do Orçamento Participativo, que vai elencar a viabilidade das demandas apresentadas. Nessa triagem serão utilizados critérios como recursos do orçamento, possibilidades técnicas de realização da ação, o Plano Plurianual (PPA) e Lei do Orçamento Municipal (LOA), alinhados ao Plano de Governo, dentre outros.

Para finalizar esse processo serão elencadas as prioridades que poderão ser realizadas efetivamente para cada região. Essa última acontecerá de maneira presencial e reunirá representantes da Assembleia do Orçamento Municipal (AMO), delegados do OP e presidentes de bairros.

Novo OP – a nova metodologia do Orçamento Participativo prioriza a participação do cidadão, que terá a oportunidade de acessar e contribuir com sua escolha de onde estiver. A ação é uma das iniciativas para tornar a Serra uma cidade humana, inteligente, criativa e sustentável.

A secretária de Planejamento Estratégico e Tecnologia da Informação, Juliana Costa, pontua que desenvolver com a cidade uma metodologia que colete as sugestões, análise viabilidade de execução e priorize de forma participativa é evoluir no processo de tomada de decisão coletiva.

“O munícipe ganhará segurança e confiança no que está sendo feito e a gestão conseguirá empreender mais transparência e mais assertividade na aplicação dos recursos. Queremos ampliar cada vez mais a governança participativa e esse é um passo importante dado pela atual gestão”, comenta Juliana

A diretora do Núcleo do Orçamento Participativo, Daniele Frasson, afirma que por meio desta nova metodologia a consulta popular passa a ser muito mais do que votar em demandas que alguém encaminhou. “Será a visão do cidadão serrano sobre o que deve ser realizado para melhorar o seu bairro e nosso município”, disse Frasson.

O presidente da Assembleia Municipal do Orçamento (AMO), Guilherme Lima, comenta que está confiante com esta nova metodologia e no processo de participação do movimento popular. “O principal diferencial deste Orçamento Participativo é o compromisso de cumprir pelo prefeito Sergio Vidigal”, acredita.