Saúde da Serra presta contas do primeiro e segundo quadrimestres em audiência na Câmara dos Vereadores

Bernadete Coelho, secretária de Saúde da Serra, fez a prestação de contas do primeiro e segundo quadrimestres de 2021 da pasta.

Texto: Deborah Hemerly - Foto: Deborah Hemerly/Secom-PMS

Na tarde desta sexta-feira (26), a secretária de Saúde da Serra, Bernadete Coelho, fez a prestação de contas do primeiro e segundo quadrimestres de 2021 da pasta. A audiência pública, que começou às 14h15, no auditório da Câmara dos Vereadores da Serra, localizada na Serra Sede, foi em atendimento à Lei Complementar Federal nº141, de 13 de janeiro de 2012.

Bernadete Coelho apresentou o relatório detalhado sobre a execução orçamentária e financeira; sobre a gestão de pessoas; apresentou a rede de saúde, que conta com: 34 Unidades Básicas de Saúde, seis Unidades Regionais de Saúde, três Centro de Atenção Psicossocial (CAPs), três Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs), um Centro de Testagem e Aconselhamento, a Maternidade de Carapina, um Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), um Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

Disposta a trabalhar para alavancar os números de atendimentos na atenção primária, a secretária informou que no 1º e 2º quadrimestres de 2020 foram realizadas 501.958 consultas médicas, 20.035 pré-natais, 190.419 ações de promoção e prevenção à saúde, entre outros serviços, na Atenção Básica. A atenção especializada à saúde também foi mostrada, em números, salientando o desafio da gestão.

“A população precisa do nosso serviço, e estamos aqui para trabalhar. Já estamos fazendo isso: ampliando a nossa rede de profissionais com médicos, técnicos de enfermagem, enfermeiros, psicólogos, entre outros profissionais; aumentando nossa oferta de exames especializados; melhorando as estruturas dos equipamentos de saúde", enfatizou Bernadete.

Com atendimento 24 horas, as Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) de Carapina, Castelândia e Serra Sede realizaram 88.571 atendimentos de urgência com observação até 24 horas, 191.342 acolhimentos com classificação de risco.

Enquanto Bernadete Coelho explicava, também, sobre as ações desenvolvidas pelos setores da Vigilância Sanitária, pela Assistência Farmacêutica, procedimentos com remoção, Vigilância Ambiental, os servidores da Saúde, lideranças comunitárias e vereadores acompanhavam atentos.

A prestação de contas terminou com um rico debate, de onde saíram sugestões sobre como melhorar ainda mais os serviços de saúde oferecidos pela Prefeitura da Serra.