Saúde da Serra promove segundo dia de testagem rápida para sífilis

Será das 14 às 17 horas, próximo à agência da Receita Federal, em Jardim Limoeiro

Saúde da Serra promove segundo dia de testagem rápida para sífilis


Texto: Deborah Hemerly - Foto: Deborah Hemerly/Secom-PMS

Nesta quinta (21), das 14 às 17 horas, vai acontecer o segundo dia de testagem rápida para sífilis. A ação, de livre demanda, é em alusão ao Outubro Verde que, no calendário da Saúde, é o mês de prevenção, diagnóstico e orientação da sífilis, principalmente a congênita.

Dessa vez, o ponto estará próximo à agência da Receita Federal, em Jardim Limoeiro. Lá, as equipes do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), que contam com o apoio do Comitê Municipal de Investigação da Transmissão Vertical (CMITV) e do Estado, estarão preparadas para acolher os interessados em participar.

Na terça (19), a testagem foi realizada das 8 às 12 horas, na Praça da Luz, em frente ao Shopping Laranjeiras. Para que haja a sífilis congênita, ou seja, em criança, precisou ter a doença na gestante que, por sua vez, a adquiriu. Defendendo a bandeira da prevenção, a Saúde da Serra percorre esse caminho de volta até chegar à raiz do problema, diagnosticando e tratando todos que necessitam.

Cancelada

Os organizadores prepararam três dias de testagem, no entanto, devido às fortes chuvas, a testagem que aconteceria no dia 23 (sábado), das 8 às 12 horas, na praça Almirante Tamandaré, conhecida com Chico Prego, foi cancelada.