Saúde zera fila de espera de mais de seis anos para fazer fisioterapia

Essa fila perdurava há mais de seis anos, com pacientes aguardando para serem atendidos

Saúde zera fila de espera de mais de seis anos para fazer fisioterapia


Texto: Angela Angius - Foto: Freepik

Com o intuito de dar mais agilidade às consultas de especialidade que são agendadas via sistema de regulação, a Secretaria de Saúde da Serra (Sesa) conseguiu zerar uma fila de espera, cm mais de 3 mil pacientes, que aguardavam a realização do tratamento de fisioterapia. Essa fila perdurava há mais de seis anos, com pacientes aguardando para serem atendidos.

Inicialmente, os profissionais da área de regulação começaram um trabalho de organização desta fila, bem como a otimização dos recursos contratuais dos primeiros meses deste ano, já que a Sesa dispõe de contrato para atendimento fisioterápico.

Além disso, outros movimentos foram feitos, como o contato com os pacientes que estavam na fila há mais tempo para fazer uma triagem de quais ainda tinham a necessidade da fisioterapia. Também foram feitas análises de prontuários com alguns outros pacientes para conhecer em que nível de tratamento se encontravam.

Já no mês de março, foi possível realizar 9 mil agendamentos de sessões e neste mês de abril, já foram agendados cerca de 1.600 pacientes, com previsão de 12 mil sessões de tratamento da fisioterapia.

“Com esse trabalho conseguimos encerrar uma fila que se formava desde 2014, fazendo com que os pacientes não conseguissem dar continuidade ao tratamento ou mesmo, nem dar início”, comentou a secretária de Saúde, Sheila Cruz.

De acordo com Sheila, atualmente, um paciente que precisa do tratamento aguarda em média até sete dias para a autorização do agendamento. “A intenção agora é organizar e otimizar outras filas de especialidades que se formaram ao longo dos anos".