Saúde Mental: Serra oferece serviços nas unidades regionais e nos CAPS

Nesta quinta-feira (10), é comemorado o Dia Internacional da Saúde Mental

Saúde Mental: Serra oferece serviços nas unidades regionais e nos CAPS

Texto: Amanda Amaral - Foto: Everton Nunes/Secom-PMS

Além da preocupação com a saúde física, é necessário também dar atenção às condições da mente. Por isso, nesta quinta-feira (10) é comemorado o Dia Internacional da Saúde Mental. A data alerta sobre a importância dos serviços na área e da necessidade de romper o medo e o preconceito, para buscar ajuda o quanto antes.

Na Serra, os moradores podem buscar atendimento com uma das equipes de Saúde Mental que atuam nas Unidades Regionais de Jacaraípe, Serra Dourada, Novo Horizonte, Boa Vista, Serra-Sede e Feu Rosa, de 7 às 17 horas.

Além disso, também são realizados atendimentos nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), onde o usuário recebe assistência próximo da família, com equipe multiprofissional e cuidado terapêutico, conforme o quadro de saúde de cada um.

As pessoas com problemas decorrentes do uso de álcool e outras drogas podem recorrer ao CAPS AD, em Laranjeiras. São oferecidos tratamento com equipe multidisciplinar, dispensação de medicação, quando necessário, oficinas e grupos terapêuticos de música e pintura. A finalidade é a reinserção social pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.

Já o CAPSi (Infantojuvenil), em Morada de Laranjeiras, atende crianças e adolescentes de 0 a 18 anos incompletos com comprometimento psíquico, como autismo, psicoses, neuroses graves, bem como necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas.

Há, ainda, o CAPS Transtorno, em Barcelona, que oferece serviço de atenção psicossocial destinado a acolher pessoas com transtornos mentais graves e persistentes.

Para acionar os serviços, o paciente pode procurar a unidade básica de saúde mais próxima de sua casa. Todas funcionam de segunda a sexta, das 7 às 17h.