Segunda etapa do orçamento participativo começa nesta segunda-feira

Fase de análise técnica acontece até o dia 25 de fevereiro

Segunda etapa do orçamento participativo começa nesta segunda-feira


Texto: Marcos Sacramento - Foto: Edson Reis/Secom-PMS

Começa nesta segunda-feira (14) mais uma etapa do Orçamento Participativo 2022. Após as votações, encerradas no último domingo (13), inicia a análise técnica, por meio da qual o Núcleo de Acompanhamento do Orçamento Participativo, juntamente com as secretarias envolvidas, vai utilizar o relatório extraído da primeira fase para elencar a viabilidade das demandas apresentadas. 

Nesta fase, que acontece até o dia 25 de fevereiro, serão utilizados como critérios de avaliação a disponibilidade de recursos do orçamento, possibilidades técnicas de realização da ação, o Plano Plurianual (PPA) e a Lei do Orçamento Municipal (LOA), dentre outros, sempre alinhados ao Plano de Governo. 

Ao término da análise, começa a terceira fase, que reunirá representantes da Assembleia do Orçamento Municipal (AMO), por meio de seus delegados, que participarão de reuniões nas 11 Regiões do Orçamento Participativo. Nesta etapa, será definida a relação das prioridades que poderão ser realizadas em cada região. 

Consulta pública

Realizada pela internet entre os dias 17 de janeiro e 13 de fevereiro, a Consulta Pública do Orçamento Participativo 2022 permitiu que moradores da Serra indicassem em quais ações a administração municipal deve investir na cidade. 

No total, foram 1.770 participações, o que significa um aumento de 243% em relação à última plenária do orçamento participativo, realizada em 2018. Na época, foram 516 participantes.