Hoje (12) é o Dia Internacional da Juventude

A Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania da Serra atua na construção de políticas públicas para os jovens

Hoje (12) é o Dia Internacional da Juventude


Texto: Munik Vieira - Foto: Sedir/PMS

Nesta segunda-feira (12) é comemorado o Dia Internacional da Juventude. O principal objetivo da data é focar na educação e conscientização dos jovens sobre a responsabilidade que assumem como representantes do futuro.

No município da Serra, a Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedir) enfatiza em seu trabalho para que os jovens, além de tudo, sejam líderes e parceiros essenciais na busca por soluções para as questões enfrentadas atualmente.

Segundo o secretário adjunto da Sedir, Márcio Barros, mais de 40 ações estão sendo desenvolvidas em parceria com diversas secretarias do município para incentivar essas atitudes. “Para o mês de agosto, está previsto o lançamento do projeto ‘Agenda Municipal da Juventude’. É um plano de ações com atividades voltadas ao esporte, cultura e educação. A ideia é incentivar, ainda mais, a participação dos jovens no município”, disse.  

Além disso, o município dispõe de atividades voltadas à juventude realizadas no CRAS/CAI de Jardim Carapina. Lá, são oferecidas ações e serviços artísticos, culturais, esportivos e de qualificação profissional para jovens que moram em Jardim Carapina e Boa Vista. Projetos esses que contribuem para redução da violência. O CAI é administrado pela Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania e promove igualdade racial.

O objetivo dessas ações é fazer parte da vida cotidiana dos jovens, para que eles possam ter ainda mais acesso à educação, cidadania, participação social, representação juvenil e aos tantos outros direitos que estão expressos no Estatuto da Juventude.

Estatuto da Juventude

O Estatuto da Juventude completou seis anos no dia 5 de agosto. Ele definiu como jovem, no Brasil, as pessoas com idade entre 15 e 29 anos, e estabeleceu os princípios e as diretrizes para o fortalecimento e a organização das políticas de juventude, em âmbito federal, estadual e municipal. 

O texto também estabelece alguns direitos fundamentais para todo jovem brasileiro. Ele é composto por 11 eixos temáticos de direitos, sendo: o Direito à Diversidade e à Igualdade; Direito ao Desporto e ao Lazer; Direito à Comunicação e à Liberdade de Expressão; Direito à Cultura; Direito ao Território e à Mobilidade; Direito à Segurança Pública e ao Acesso à Justiça; Direito à Cidadania, à Participação Social e Política e à Representação Juvenil; Direito à Profissionalização, ao Trabalho e à Renda; Direito à Saúde; Direito à Educação; e Direito à Sustentabilidade e ao Meio Ambiente. 

Dia Internacional da Juventude

O Dia Internacional da Juventude é celebrado no dia 12 de agosto, por resolução da Assembleia Geral da ONU de 1999, em resposta à recomendação da Conferência Mundial de Ministros Responsáveis pela Juventude, reunida em Lisboa, de 8 a 12 de Agosto de 1998.