Sem açúcar e com afeto: alunos dos CMEIs da Serra recebem alimentação balanceada

A prioridade é o alimento in natura ou minimamente processado

Sem açúcar e com afeto: alunos dos CMEIs da Serra recebem alimentação balanceada


Texto: Djeisan Maria - Foto: Divulgação-Secom/PMS

Bolos, sucos, vitaminas, dentre outros alimentos que compõem o cardápio dos pequenos estudantes dos Centros Municipais de Ensino (CMEIs) da Serra não utilizam mais açúcar em sua fabricação. As Unidades de Ensino da Serra adoçam com frutas os alimentos das crianças de zero a cinco anos. 

As refeições servidas aos alunos, além de dar garantia à assistência nutricional, criam bons hábitos alimentares e contribuem para o desenvolvimento educacional.  Isso porque a oferta precoce de açúcar prejudica a saúde da criança, proporcionando um aumento do risco de sobrepeso, obesidade, diabete e cáries. 

A gerente de alimentação escolar, Fabiane Cavalcante, afirma que para montar o cardápio é criteriosamente observado o que estabelece a Resolução 06, de 08 de maio de 2020, que preconiza o Guia Alimentar para a População Brasileira, que estabelece a utilização de alimentos in natura e minimamente processado, além da suspensão da adição de açúcar, mel ou adoçante nos alimentos de crianças de zero até três anos.

Alimentos açucarados na infância podem afetar negativamente o desenvolvimento cognitivo do indivíduo saudável, assim como também aumentam a irritabilidade, dificuldade de concentração e hiperatividade nas crianças com Transtorno do Espectro Autista. De acordo com um estudo do "The American Journal of Clinical Nutrition", os filhos de mulheres que consumiam grande quantidade de açúcar durante a amamentação tiveram pior desenvolvimento cognitivo nos primeiros anos de vida.

“Buscamos estratégias em receitas que utilizam itens nutricionalmente saudáveis para preparação de cookies, pão de queijo, bolos sem açúcar, com produtos integrais, utilizando os gêneros da agricultura familiar como item essencial para aromatizar e dar sabor às preparações. Além disso, o iogurte natural também passa a fazer parte do cardápio, para enriquecer o lanche dos estudantes”, explica Fabiane.

Segundo especialistas, a criança menor de dois anos continua formando o seu paladar e o consumo de alimentos doces influencia negativamente esse processo fazendo com que a criança prefira alimentos cada vez mais doces e comece a recusar os menos palatáveis para o público infantil como frutas e hortaliças.  Por isso, evitar a oferta de açúcar ajuda na formação de bons hábitos alimentares.