De casa, 1.200 conseguem entrevista de emprego pelo Sine da Serra

O processo por telefone é seguro e o trabalhador só precisa fornecer algumas informações pessoais e um e-mail

De casa, 1.200 conseguem entrevista de emprego pelo Sine da Serra


Texto: Samantha Dias - Foto: Everton Nunes/Secom-PMS

A equipe do Sine da Serra está realizando atendimentos apenas por telefone desde março, por causa da pandemia do coronavírus. Mas engana-se quem acha que os encaminhamentos para emprego pararam neste período. Pelo contrário, mais de 1.200 pessoas foram encaminhadas a processos de seleção nas empresas sem precisar sair de casa, pois fizeram tudo por telefone mesmo.

De acordo com a secretária de Trabalho, Emprego e Renda (Seter), Aline Oliveira, os atendimentos foram adaptados diante da necessidade de evitar a aglomeração, mas sem qualquer prejuízo àqueles que buscam emprego na Serra. “Disponibilizamos vários números de telefone e os atendimentos acontecem todos os dias da semana, de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas. Desde março, nossa equipe fez 3.153 atendimentos por telefone sobre emprego e encaminhamos mais de 1.200 pessoas”, disse.

No total, foram 1.213 encaminhamentos no período de 20 de março a 9 de julho.

A secretária garante que o processo por telefone é seguro e que o trabalhador só precisa fornecer algumas informações pessoais e um email, para onde será enviada a carta de encaminhamento, documento necessário para participação na entrevista.

Confira abaixo todas as orientações para conseguir emprego com ajuda do Sine da Serra:

  • Conferir as vagas no portal Serra + Emprego

No portal Serra + Emprego (http://maisemprego.serra.es.gov.br/) é possível conferir as vagas, que são atualizadas diariamente após as 17 horas. Acessando a página, o trabalhador fica sabendo de todas as oportunidades e seus requisitos, para saber se seu perfil se encaixa em alguma delas.

Um diferencial muito importante desse portal é o Alerta de Vagas, que permite que a pessoa cadastre seu e-mail, informe suas áreas de interesse no mercado de trabalho para receber um alerta avisando que a vaga que ela quer foi aberta. Ela recebe a mensagem no email cadastrado.

  • Telefones de atendimento

Após conferir as vagas no site, ou mesmo se não tiver acesso à internet, o trabalhador deve ligar para um dos números de atendimento do Sine da Serra. 

Os telefones são: (27) 99579-0100/ 99507-3391/ 99516-6972/ 99882-3209/ 99898-1513.

Atenção! Os atendimentos são feitos de segunda a sexta, das 8 às 16 horas, e somente por ligação. Os atendentes não fornecem informações por mensagem e WhatsApp.

 

  • Informações pessoais

É preciso informar o número do PIS, pois com ele o atendente consegue acessar no sistema da Intermediação de Mão de Obra (IMO) as informações pessoais do trabalhador, como experiências profissionais. Com base nessas informações, será possível verificar se existe vaga compatível com o perfil do profissional.

O número do PIS está disponível na carteira de trabalho (na última página para as carteiras de modelo antigo, e na primeira página para as carteiras mais novas). 

  • Carta de encaminhamento

O trabalhador vai receber em seu e-mail a carta de encaminhamento com todas as informações sobre a empresa contratante e sobre a vaga a qual ele se candidatou. É muito importante que ele leia com atenção todas as recomendações contidas na carta e entre em contato com a empresa para marcar a entrevista.