Semana da Diversidade tem programação variada para o público LGBTI+

Encerramento será com o XIII Manifesto LGBTI+, na orla de Jacaraípe

Semana da Diversidade tem programação variada para o público LGBTI+

Texto: Rodrigo da Costha, com edição de Marcos Sacramento - Foto: Freepik

Entre os dias 24 e 29 de janeiro, a Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (SEDIR), em parceria com o Fórum LGBTI+ e apoio do Governo do Estado, promoverá a Semana da Diversidade.

Serão realizadas diversas atividades como apresentações culturais, palestras, formações para profissionais da Prefeitura e outras atividades, com destaque para o XIII Manifesto LGBTI+, no domingo (29), na orla de Jacaraípe.

As atividades começam na terça-feira (24), com formação em Diversidade Sexual e de Gênero, ministrada em parceria com a Associação Gold (Grupo Orgulho, Liberdade e Dignidade). A ação será no auditório do IPS,  a partir das 13 horas.

Também com foco nos servidores, acontecerá no dia 27, a partir das 11 horas, na Unidade Regional de Saúde de Boa Vista, a palestra “Esse é Meu Nome”, ministrada pela Chefe da Divisão de Promoção da Igualdade de Gênero, Layza Lima.

A cultura não ficará de fora da programação. Quem curte audiovisual poderá ir ao Cine Trans e assistir o filme, “Maria Luiza”, que conta a história da primeira mulher trans a entrar nas Forças Armadas Brasileira.  As exibições, abertas para o público em geral, acontecem em parceria com a Diazul de Cinema. As sessões serão nos dias 25 e 26 de janeiro, às 19h, no Centro de Referência da Juventudes (CRJ) de Novo Horizonte e às 16h, no CRJ de Feu Rosa.

Para quem gosta de música, acontecerá o “Nosso Luau LGBTIA+!” na Praia de Carapebus, a partir das 20 horas do dia 27.

Além de conscientização e diversão, a programação da Semana da Diversidade visa levar serviços para o público LGBTIA+. Por isso, no sábado (28) e domingo (29), acontece a I Feira pela Cidadania e Diversidade LGBTI+ do ES. Com início às 14 horas, na Praça Encontro das Águas, serão realizadas atividades culturais e entregas de serviços para os participantes, como emissão de Carteira de Identidade, Testes de IST’s e Oftalmologia (refração), Cadastro Único para  atualização e abertura, Sine Móvel e renegociação de dívidas (CESAN e DACASA).

Encerrando as atividades, no domingo (29), acontecerá o XIII Manifesto LGBTI+, na orla de Jacaraípe, das 13 às 22 horas. Com saída no Antigo Hotel Praia Linda, o  trio elétrico fará o percurso pela orla em direção a Praça Encontro das Águas, em Jacaraípe. Lá, diversos artistas locais e nacionais farão apresentações musicais e de dança, dentre outros.

“Ao realizar a Semana da Diversidade, a municipalidade reafirma o compromisso amplo com a promoção da cidadania, garantindo assim a visibilidade da população LGBTI+. Serão realizadas diversas atividades que alcançam, não só esse segmento da população Serrana, mas ao público em geral”, pontuou Ricardo Volkers, secretário interino de Direitos Humanos e Cidadania.

Confira a programação:

24/01 – Formação de Servidores - Gold - IPS - 13h às 17h.

25/01 - Cine Trans - CRJ Novo Horizonte - 19h.

26/01 - Cine Trans - CRJ Feu Rosa - 16h

27/01 - Palestra “Esse é Meu Nome” -  URS Boa Vista - 11h

27/01 - Luau LGBTI+ - Carapebus - das 20h às 00h.

28/01 - Feira LGBTI+ - Jacaraípe - Praça Encontro das Águas - das 13h às 22h.

29/01 - XIII Manifesto e Feira LGBTI+ - Orla de Jacaraípe e Praça Encontro das Águas - das 13 às 22h.