Capacitação de entrevistadores do CadÚnico para reforçar o retorno ao atendimento presencial no CRAS

O objetivo é ampliar e reforçar o retorno ao atendimento presencial nos CRAS

Texto: Karoliny Siqueira - Foto: Karoliny Siqueira/Secom-PMS

Atender as pessoas da forma mais humana é um dos compromissos da gestão, principalmente àquelas que encontram-se em vulnerabilidade social e que neste momento necessitam do serviços da Assistência Social.

Por esse motivo, a Prefeitura da Serra, através da Secretaria de Assistência Social (Semas), iniciou nesta segunda-feira (02) o curso de Capacitação de Entrevistadores do Cadastro Único (CadÚnico) com o objetivo de ampliar e reforçar o retorno ao atendimento presencial nos Centros de Referências da Assistência Social - CRAS.

A secretária de Assistência Social, Cláudia Silva, afirmou que essa capacitação vai potencializar o atendimento e reduzir gradativamente a demanda reprimida.

“No início da gestão, encontramos mais de 7 mil famílias na fila de espera para realização do cadastro e atualização dos dados no CadÚnico. Uma demanda reprimida muito grande que com a pandemia aumentou devido à suspensão do atendimento presencial no CRAS. O nosso objetivo agora é dar fim a essa demanda e ampliar o atendimento e prestar um serviço de qualidade aos moradores da Serra”, disse.

Através da qualificação, os servidores estarão aptos para atuarem presencialmente nos CRAS, desenvolvendo a função de entrevistadores, oferecendo uma abordagem humanizada durante a coleta de informações, podendo assim, gerenciar os dados para que as famílias acessem os benefícios sociais e interajam com as políticas públicas da prefeitura, como saúde e educação.

Ao todo, são 16 servidores estão participando da capacitação, que acontece no CRAS de Laranjeiras, entre os dias 02 e 06 de agosto, das 8 às 17 horas, divididas entre módulos práticos e teóricos.

Segundo Cláudia, após esse treinamento, os servidores serão posicionados nos CRAS de forma estratégica para realização de um mutirão, que vai atender às famílias que já fizeram o agendamento e posteriormente os novos agendamentos de forma presencial.

A Semas também pretende, a partir de agora, abrir novas turmas para continuar o trabalho de capacitação.

Sobre o Cadastro Único

O CadÚnico é uma porta de entrada para que a população tenha acesso a vários programas sociais como o Bolsa Família, Tarifa Social, entre outros, destinado a famílias em situação de vulnerabilidade social e extrema pobreza, possuindo critérios de renda estabelecidos pelo Governo Federal. O critério de renda para inscrição no Cadastro Único é de até meio salário mínimo por membro da família ou de até três salários mínimos de renda bruta familiar.