Semas promove seminário de Gerenciamento de Conflitos

O objetivo foi trabalhar a qualificação dos profissionais propondo uma rede de acolhimento e empatia para com os assistidos

Semas promove seminário de Gerenciamento de Conflitos

Texto: Daiane Freire - Foto: Edson Reis/Secom-PMS

A Secretaria de Assistência Social (Semas) realizou na terça-feira, 30, o Seminário de Gerenciamento de Conflitos para os técnicos que compõe a rede socioassistencial. O objetivo foi trabalhar a qualificação destes profissionais com um tema de extrema sensibilidade, propondo assim uma rede de acolhimento e empatia para com os assistidos.

A Secretária de Assistência Social, Cláudia Silva comentou sobre a importância desta capacitação.

“Nós queremos com esse seminário, não só qualificar os técnicos, mas melhorar a prestação dos serviços, gerando resultados acolhedores e positivos, para que as pessoas assistidas sejam protagonistas da própria história ”, disse.

Já a gerente da Proteção Especial, Neiriele Marques da Silva, afirma que o “contato imediato é dado, muitas vezes, de forma não acolhedora e que essas pessoas quando chegam para acessar os serviços já estão com alguns vínculos rompidos”.

A palestrante, Rosilene Bellon – Cientista Social e Educadora Popular em Direitos Humanos com atuação profissional na Secretaria de Direitos Humanos da Prefeitura da Serra (Sedir) – explicou que gerenciar conflitos é um desafio do dia a dia.

“A gestão de conflitos usa de técnicas, conhecimentos e metodologias para promover a conciliação entre as partes que possuem interesses opostos. Visa proporcionar a harmonização dos interesses de ambos”, finalizou Rosilene.

Em outro momento, Márcio Bertaso – Psicólogo e Coordenador do Programa de Proteção à Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte (PPCAAM-ES), explicou de forma objetiva os “Desafios dos trabalhadores do SUAS nos Serviços de Acolhimento Institucional para Criança e Adolescentes”.

O seminário teve como proposta qualificar e contribuir para o aperfeiçoamento dos profissionais e trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) que atuam nos Acolhimentos Institucionais de Crianças e Adolescentes e dos Centros de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS).