Seppom realiza roda de conversa sobre a saúde das mulheres LBTI+

A Roda de Conversa faz parte da programação de atividades especiais da Seppom de março, mês das mulheres

Seppom realiza roda de conversa sobre a saúde das mulheres LBTI+


Texto: Bianca Oliveira - Foto: Divulgação/Seppom-PMS

A Prefeitura Municipal da Serra, realizou nesta segunda, 29, através da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres (Seppom), uma roda de conversa sobre a saúde das mulheres lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais (LBTI+) para capacitação dos gestores e servidores dos serviços de saúde do Município. 

Quem comandou a roda de conversa foi a Representante da Aliança Nacional LGBTI+, Layza Lima. A capacitação contou com a palestra de Luziana Rodrigues de Souza, do Projeto Escuta, de Curitiba (PR), e com a palestra de Bianca Lopes, Subcoordenadora de Atenção à Saúde LGBT da Secretaria de Estado de Saúde de Goiás.

A capacitação contou com representantes da Secretaria Municipal da Saúde, Secretaria Municipal de Educação e com a Secretária Municipal de Direitos Humanos e Cidadania e Políticas Públicas para as Mulheres, Gracimeri Gaviorno, que agradeceu a presença de todos que estavam participando, assim como o apoio das outras Secretarias Municipais, ressaltando a importância da integração entre as Secretarias na realização dessa formação. 

Gracimeri também comentou sobre a importância de falar sobre esse assunto que, segundo ela, é uma causa que precisa ser olhada de uma forma especial. Para ela, as políticas públicas para as Mulheres e a Diversidade de Orientação Sexual e Identidade de Gênero precisam ser trabalhadas de forma interdisciplinar, transdisciplinar e integrada para a garantia do acesso dessas pessoas aos direitos sociais. 

“As políticas e ações afirmativas tratam pessoas e grupos sociais com demandas específicas, de forma diferenciada para garantir a equidade no acesso ao direito. Mulheres e em especial, mulheres lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais, por uma série de questões históricas, entre elas o machismo, a misoginia, o sexismo, a violência de gênero, por exemplo, estão muitas vezes submetidas à vulnerabilidades e, por isso, dependem de uma atenção especial, diferenciada”, ressaltou.

A Roda de Conversa faz parte da programação de atividades especiais da Seppom de março, mês das mulheres.