Abertas 8 mil vagas para novas matrículas nos CMEIs  

No ato da matrícula, pais e responsáveis devem apresentar certidão de nascimento da criança, comprovante de residência e carteira de vacinação atualizada

Abertas 8 mil vagas para novas matrículas nos CMEIs  


Texto: Jéssica Romanha - Foto: Everton Nunes/Secom-PMS

Durante todo o ano, ficam abertos os cadastros de reserva de vagas nas unidades de Educação Infantil da Serra. Mas, agora, chegou a hora de papais, mamães e responsáveis pelas crianças efetivarem as novas matrículas, que são as matrículas de alunos vindos de outros municípios ou da rede estadual. Estão abertas cerca de 8 mil vagas. 

O período de rematrícula daqueles que já são alunos da rede municipal já aconteceu. 

As novas matrículas podem ser feitas nas unidades de interesse, ou seja, aquelas mais próximas à residência dos estudantes. Aqueles que já deixaram os nomes das crianças nos cadastros de reserva dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) já estão sendo chamados pela direção das unidades. 

No ato da matrícula, pais e responsáveis devem apresentar certidão de nascimento da criança, comprovante de residência e carteira de vacinação atualizada. 

Segundo secretário de Educação, Gelson Junquilho, a convocação do estudante já inscrito no cadastro de reserva é feita de acordo com a ordem de inscrição. “A convocação somente se encerra quando todas as vagas disponíveis forem preenchidas”, completou.  

O secretário da pasta também orientou as famílias a não deixarem de realizar a matrícula de seus filhos. “Nos preocupamos em ofertar uma educação de excelência e oferecer atendimento a todas as crianças de 4 e 5 anos”. As vagas para crianças de 0 a 3 anos são preenchidas de acordo com a disponibilidade da unidade de ensino. 

Prazo 

Para os grupos IV e V serão feitas matrículas até a próxima sexta-feira, dia 6, já os Grupos I, II e III o período vai de 9 a 20 de dezembro. 

Atualmente, a Serra possui 72 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), com 20.823 alunos, e no próximo ano a rede vai crescer ainda mais. Mais de 700 vagas serão abertas com a entrega dos CMEIs de Central Carapina e Vista da Serra II. Também será entregue a EMEF Divinópolis, com 800 vagas. Os CMEIs de Campinho da Serra I e Bairro de Fátima estão com obras em andamento. 

Matriculas nos EMEFs e EJA
 
Já para as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) e modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), as novas matrículas serão feitas em 2020. O início do ano letivo em todas as unidades da rede municipal da Serra está marcado para início de fevereiro.