Serra alcança 20% de processos digitais em apenas 7 meses de gestão

Munícipes são os principais benefciados com os serviços digitais da Prefeitura da Serra

Serra alcança 20% de processos digitais em apenas 7 meses de gestão


Texto: Andreia Soares - Foto: Edson Reis/Secom-PMS

A Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria de Administração e Recursos Humanos (Sead), comemora avanços rumo à eliminação dos processos em papel. A expectativa é que todos os serviços aconteçam de forma totalmente digital. 

De acordo com o subsecretário de Administração da Serra, Pedro Henrique Trindade de Souza, no início do ano de 2021, 100% dos processos autuados na Prefeitura eram em papel. 

“Comemoramos o fato de que em apenas sete meses, conseguimos alcançar a marca dos 19% dos processos autuados de forma totalmente digital”, destaca o subsecretário. 

Na prática, de janeiro até julho de 2021, foram 5.873 processos autuados, sendo 4.747 de forma física e 1.126 no formato eletrônico. 

Podemos destacar as solicitações de Aprovação de Projetos, com 155 autuações digitais, no mês de julho de 2021. Nesse mesmo mês de 2019, ainda sem efeitos da pandemia, foram autuados 98 processos deste assunto em meio físico. Isso leva a crer que a disponibilização de serviços em meio digital somada às melhorias implementadas, estimulou a solicitação deste tipo de serviço.

“Há melhorias significativas na transparência e na segurança das informações, além de possibilitar maior eficiência no trabalho, uma vez que as tramitações em meio digital demandam menos tempo do que os processos em papel”, destaca Pedro Henrique. 

Mas, o subsecretário reforça que o maior beneficiado é o usuário do serviço público da Serra. “O maior ganho de tempo é para os usuários, que, dependendo do serviço, não precisam mais ir até o Protocolo Geral, aguardar para autuar os processos. A população da Serra pode fazer as solicitações on-line, de qualquer lugar, ganhando mais comodidade para solicitar serviços da Prefeitura.

Veja abaixo quais os serviços estão totalmente digitalizados, não havendo necessidade de atendimento presencial no Protocolo Geral:

- Aprovação de Projeto;
- Certidão de Endereço Oficial;
- Concessão de Elevação de Nível;
- Consulta ao Plano Diretor Municipal (PDM);
- Direitos Adquiridos;
- Eventos de Folha de Pagamento;
- Gratificação de Assiduidade;
- Isenção de Imposto para Aposentados;
- Licença sem Vencimento;
- Nomeação de Servidor;
- Progressão Funcional do Magistério;
- Regularização de Edificações;
- Cadastro de Inscrição de Imóvel;
- Averbação do Imóvel;
- Desmembramento / Remembramento de terreno;
- Certidão de Tempo de Existência do Imóvel;
- Revisão de IPTU;
- Imunidade Templos / Entidades;
- Isenção de IPTU – Entidades Públicas.