Serra anuncia reajuste salarial para 11 mil servidores

Serra anuncia reajuste salarial para 11 mil servidores

Texto: Samantha Dias

O prefeito da Serra, Audifax Barcelos, anuncia que os servidores municipais vão ter reajuste salarial de 5% neste ano, a partir de julho, e aumento de R$ 50 no valor do vale-alimentação a partir de janeiro do ano que vem. Os aumentos vão beneficiar mais de 11 mil servidores ativos, e também os aposentados.

Em julho, será concedido reajuste de 3%, já na folha de pagamento daquele mês. Em outubro, serão mais 2% de aumento. Ou seja, no total, serão 5% de aumento no salário neste ano. Os créditos não serão retroativos.

A Lei Orçamentária Anual (LOA) 2019, elaborada no ano passado, já previa o reajuste para este ano, mas o índice foi definido agora, de acordo com a data base. O impacto financeiro será de R$ 20 milhões, quando comparado com a folha de pagamento de 2018. O último reajuste aos servidores, de 9%, foi dado nos anos de 2015 e 2016, de forma escalonada.

Audifax destacou que, após análises financeiras e estudos do cenário econômico da administração, será possível conceder aumento à categoria, sem comprometer o orçamento de nenhuma das áreas da prefeitura.

“Temos um orçamento planejado e decisões responsáveis. A Serra não para de investir, temos obras acontecendo nos quatro cantos do município e, além disso, temos capacidade de dar aumento de salário ao servidor. É uma medida de reconhecimento e de estímulo à categoria. Apesar do cenário de dificuldade em todo o país, e de nossa arrecadação ser praticamente a mesma de 10 anos atrás, estamos investindo e aumentando salário”, comentou o prefeito.

O prefeito lembrou o compromisso que tem com a população e seus servidores, principalmente em um momento em que o país ainda é marcado pela instabilidade econômica. “O município tem conseguido conceder reajustes aos servidores e investir mais do que a lei exige em saúde e educação, por exemplo. E isso é justo e necessário, pois trabalhamos duro e com responsabilidade”.

Audifax frisou que o reajuste aos servidores, bem como as grandes obras em andamento na cidade, como a do Hospital Materno Infantil e das creches, e serviços importantes de drenagem, pavimentação e iluminação, só estão sendo possíveis pois as contas estão organizadas.

Vale-alimentação

Além dos reajustes nos salários, a prefeitura anuncia também um aumento no valor do vale-alimentação e bônus no final de ano.

Segundo o prefeito, em dezembro, será concedido um bônus (único) de R$100 no tíquete. E a partir de janeiro de 2020, será concedido aumento de R$ 50 no valor do vale-alimentação, passando de R$ 300 para R$ 350.

Reajuste: 5% neste ano

Quando: em julho será concedido reajuste de 3%. Em outubro, serão mais 2% de aumento.

Servidores beneficiados: 11 mil, além dos aposentados

Vale-alimentação: Passa de R$ 300 para R$ 350 a partir de janeiro