Serra assina carta de compromisso para erradicação do trabalho infantil

A carta foi assinada na tarde desta sexta-feira, 11

Serra assina carta de compromisso para erradicação do trabalho infantil

Texto: Rodrigo Da Costha - Foto: Rodrigo Da Costha/Secom-PMS

O dia 12 de junho, foi instituído pela OIT em 2002, ano da apresentação do primeiro relatório global sobre o trabalho infantil na Conferência Internacional do Trabalho, como o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil. E, por essa razão a prefeitura da Serra assinou, na tarde desta sexta-feira (11), a Carta de Compromisso nessa luta.

A cerimônia virtual foi realizada na Sala de Reuniões na sede do governo municipal e será enviada para o FEAPETI (Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil) e contou com a presença da Secretária de Assistência Social, Lilian Mota, e com as coordenadoras dos Creas de Serra e Laranjeiras, Katia Mendes e Larysse Davel Mareto, e da Coordenadora do Serviço Especializado em Abordagem Social, Nathalia Polezi.

O prefeito, Sergio Vidigal, fez um pronunciamento antes da assinatura e afirmou que esse é o compromisso da cidade para com as nossas crianças.

“Hoje estamos aqui com a equipe da prefeitura de Assistência Social para não somente firmar, mas para assinar o compromisso, uma carta de ações para a erradicação do trabalho infantil na nossa cidade. Com essa finalidade, nós estamos hoje discutindo o plano plurianual para que a gente possa, nos próximos quatro anos, criar mecanismos e estratégias para erradicar o trabalho infantil na nossa cidade. E de que forma? Dando melhores condições na educação, na saúde, na moradia e trabalhando também o programa de capacitação e qualificação de trabalho e geração de emprego e renda para a população. Por essa razão, com muito orgulho e satisfação, nós assinamos essa carta e esse compromisso com a nossa cidade", disse.

A secretária de Assistência Social, Lilian Mota, finalizou que esse é o objetivo da gestão do prefeito Sergio Vidigal e que é de extrema importância para a nossa cidade e nossas crianças.

“Erradicar o trabalho infantil até 2025 é um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) do Brasil. Hoje nosso prefeito assumiu esse compromisso, ressaltando a importância de se fazer correlação entre ações de combate ao trabalho infantil e políticas públicas de educação e distribuição de renda, essa integração é de extrema importância para uma solução. A medida que investimos em políticas públicas de distribuição de renda e de acesso à educação, reduz o número de crianças e adolescentes usando as ruas como meio de trabalho! Lugar de criança é na escola!”, finalizou.