Serra avança em ranking de desburocratização

Serra avança em ranking de desburocratização

Texto: Jéssica Romanha - Foto: Everton Nunes/Secom-PMS

A Prefeitura da Serra avançou 13 posições no ranking Sebrae, que mede a desburocratização em processos para micro e pequenas empresas. Em janeiro de 2019 a prefeitura encontrava-se em 20º lugar. Neste mês de dezembro alcançou a 7ª posição.

A expectativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Serra (Sedec) é de que a cidade em 2020 alcance as três primeiras posições no ranking. Para isso, tem investido no programa Simplifica Serra, ampliando a dispensa de alvarás e licenças para atividades de baixo risco; contratando sistema integrado de abertura de empresas, fiscalização e licenciamento; fazendo a revisão da legislação; e investindo na capacitação de servidores; e organização das associações comerciais.

O secretário da pasta, José Eduardo Azevedo, lembrou como o micro e pequeno empresário sofre com a burocracia de processos e são beneficiados com a desburocratização. “Esses empreendedores precisam gastar o próprio tempo para resolver problemas e processos, ao contrário das grandes corporações que, geralmente, possuem escritórios ou pessoal para tal função. Por isso, os avanços na simplificação e desburocratização beneficiam diretamente esses profissionais”.