Serra comemora Dia Internacional da Alfabetização com projetos e busca ativa

Circuito de saberes e Política Municipal de Alfabetização da Serra são alguns dos projetos pela alfabetização

Serra comemora Dia Internacional da Alfabetização com projetos e busca ativa


Texto: Andreia Soares - Foto: Freepik

No dia 8 de setembro é comemorado o Dia Internacional da Alfabetização. A data foi escolhida pela Unesco para lembrar sobre a importância da alfabetização no resgate ou alcance da dignidade e direitos humanos. 

Em tempos de pandemia, com a impossibilidade de interação presencial no ambiente escolar, a tarefa de alfabetizar ficou prejudicada e ganhou a atenção de especialistas, que propuseram novas formas de ensinar a ler e escrever. 

Na Serra, segundo a Secretaria de Educação da Serra (Sedu), entre a população que chega perto dos 550 mil habitantes, aproximadamente 7.500 pessoas entre crianças, jovens, adultos e idosos estão em processo de alfabetização. 

Busca Ativa

Mas, há outras pessoas que não estão matriculadas ou não frequentam a escola. Para alcançar esse público, a Sedu tem realizado a busca ativa em parceria com o Projeto Territórios em Rede, uma iniciativa da Fundação Vale e Cidade Escola Aprendiz. 

O objetivo do Territórios em Rede é garantir o acesso e permanência de crianças e adolescentes de 4 a 17 anos na escola no município da Serra, buscando erradicar os índices de analfabetismo, os quais são maiores na faixa etária da população adulta, segundo dados do IBGE.

O contexto de excepcionalidade em virtude da pandemia, inviabilizou até o início deste ano de 2021, a mediação presencial dos professores. Com o objetivo de garantir o acesso ao ensino, foram ofertadas, neste período, Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs), Cadernos Pedagógicos (materiais impressos) e interação por meio de alguns recursos tecnológicos.

Projetos pelo futuro da alfabetização na Serra

Segundo a Sedu, para potencializar os processos de alfabetização e recuperar parte das aprendizagens não alcançadas em  virtude da pandemia, estão sendo propostos alguns projetos para fortalecimento das aprendizagens e do processo de alfabetização, tais como:

- Formação docente e acompanhamento de aprendizagens, envolvendo a apropriação da leitura e da escrita, tendo como horizonte a alfabetização de todas as crianças inseridas nos anos iniciais do ensino fundamental (1º aos 3º anos), considerando, também, a ideia de Continuum Curricular constituído pelo contexto de pandemia;

- Elaboração e sistematização da Política Municipal de Alfabetização de Serra (PMAS);

- Circuito de Saberes: projeto de fortalecimento às aprendizagens de crianças/estudantes do 6º ao 9º ano, no contraturno escolar;

- Potencializando aprendizagens: projeto de fortalecimento às aprendizagens de crianças/estudantes, de 1º ao 9º ano, que se encontram matriculadas no turno escolar;

- Circuito Pedagógico: reorganização das/dos crianças/estudantes, em turmas de ciclos de aprendizagens.

Empenho e investimento

O secretário de Educação da Serra, Alessandro Bermudes destaca que o empenho dos profissionais merece ser lembrado e os investimentos do município na educação, principalmente neste momento de pandemia.

“Os desafios da educação ficaram ainda mais densos nesta pandemia e se não fosse o empenho dos nosso profissionais, além dos investimentos que a Prefeitura da Serra vem dispensado às nossas unidades e nosso principal patrimônio que são nossas crianças e alunos e nossos trabalhadores”, conclui Alessandro Bermudes.