Serra desenvolve projeto de não-violência e dá exemplo com experiência educacional

Professora conseguiu acabar com as ocorrências de brigas que aconteciam entre os alunos da turma de segundo ano

Texto: Djeisan Maria - Foto: Divulgação/Sedu-PMS

Uma experiência educacional de sucesso implantada na Serra foi compartilhada com outro município da Grande Vitória. O exemplo vem da EMEF de Novo Horizonte e da professora Taciana Magalhães, que conseguiu acabar com as ocorrências de brigas que aconteciam entre os alunos da turma de segundo ano, da qual foi professora.

Taciana falou sobre a experiência na escola da Serra para 50 professores da rede municipal de Vila Velha, por meio de vídeoconferência. “O projeto que criei foi baseado nos ensinamentos que adquiri na capacitação do programa Quem Ama Abraça, realizado em parceira pelas secretarias municipais de Políticas Públicas para as Mulheres (Seppom) e de Educação (Sedu) da Serra”, explica.

A professora usou como temática o trabalho de mulheres artistas. Dentro desse cenário, abordou conceitos como empoderamento e tipos de violência contra a mulher.

Ela explica que, muitas vezes, comportamentos abusivos são naturalizados dentro das famílias. “Os alunos aprenderam que xingar, gritar e brigar também são violência. Isso fez com que as brigas na escola não acontecessem mais”, explica.

Taciana comenta que os pais dos alunos foram envolvidos na experiência e isso fez com que o rendimento escolar das crianças também melhorasse. “A violência doméstica afeta toda a família. Em lares mais tranquilos, o desenvolvimento infantil é muito melhor”, afirma.

O Quem Ama Abraça foi implantado em 20 escolas da Serra, atendendo cerca de 10 mil alunos da rede de ensino fundamental II e 5° ano do fundamental I. Para isso, foram capacitados 215 profissionais de educação para detectar se os alunos estão vivenciando ou presenciando situação de violência doméstica ou familiar.